Experiência de Marca

Réveillon de Copacabana teve proposta ecológica

Além da queima de fogos piromusicados, evento terá atrações como Beth Carvalho, Latino, O Rappa, o DJ francês David Guetta e espetáculo com projeção de imagens tridimensionais.

O Rio de Janeiro continua lindo. E, como em todos os anos, o mês de dezembro transforma a cidade em um pólo multicultural, destino de milhares de turistas, que chegam à “Cidade Maravilhosa” para participar e conhecer o maior Réveillon do mundo, na praia de Copacabana.

O tema da festa da virada de 2011 para 2012 teve a sustentabilidade, dando a largada para a Rio+20, conferência mundial das Nações Unidas que acontece no Rio de Janeiro em 2012. Ações sustentáveis estiveram presentes nas etapas de produção, montagem e desmontagem do evento. A festa contou com artistas consagrados e cenários aliados a novas tecnologias.  O maior evento a céu aberto do mundo é promovido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, com produção da SRCOM, que pelo quinto ano consecutivo assinou a festa. O patrocínio do Réveillon de Copacabana 2012 é do BradescoCoca-ColaOi e Petrobras.

Projeção de como será a decoração e estrutura do evento.

Para o secretário municipal de Turismo e Presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, o Réveillon de 2012 deu as boas-vindas à Rio+20 e foi uma grande celebração rumo a uma ampliação da consciência de cariocas e turistas, estendida a telespectadores e internautas de todas as partes:

“A sustentabilidade é um dos assuntos mais relevantes em todo o mundo, é importante que as pessoas percebam isso e façam a sua parte, por elas mesmas e pelas futuras gerações. O evento será produzido com pilares sustentáveis. Por exemplo, todas as lonas usadas serão reaproveitadas e transformadas em estojos, produzidos pela ONG Tem Quem Queira. Além disto, os fogos serão neutralizados”, destaca Antonio Pedro.

O momento de reflexão foi convocado por meio de um vídeo emocionante e que convidou a todos para instantes de introspecção. Logo em seguida  aconteceu a contagem regressiva para a virada rumo a 2012 e a grande queima de fogos piromusicados. Flavio Machado, sócio-diretor da SRCOM, faz coro com o secretário:

“Este ano, na festa do Réveillon de Copacabana,  convidamos todos para um momento coletivo de reflexão antes da contagem regressiva para a virada. Cada um de nós pode fazer a sua parte contribuindo com ações mais sustentáveis, inclusive no dia do evento”, enfatiza Flávio.

Réveillon 2011.

“E para toda a população poder ajudar a termos um Réveillon mais sustentável, selecionamos várias dicas de como o público pode participar da festa de forma mais consciente. No site do Réveillon são citados exemplos de atitudes simples e que podem fazer a diferença e gerar menos emissões de carbono, como a prática da carona solidária, o cuidado com o seu lixo e o uso de transportes não poluentes como bicicletas”, antecipa o secretário de Turismo, Antonio Pedro.

Réveillon 2011.

Projeção Mapeada, mash-ups e atrações nacionais, além da atração internacional David Guetta

Este ano, ao longo da orla de Copacabana e Leme, foram  montados quatro palcos. No roteiro do Palco Sol, em frente ao Copacabana Palace, cujo mestre de cerimônias foi o ator e apresentador Otaviano Costa, estiveram nomes consagrados de diversos gêneros da música brasileira como Beth Carvalho,  Latino e O Rappa, além da atração internacional, o DJ francês David Guetta. Neste mesmo palco, o público  assistiu ainda a um espetáculo inédito com projeções mapeadas. A festa se encerrou ao som da Bateria da campeã do Carnaval 2011 Beija-Flor de Nilópolis.

David Guetta.

A fachada do Palco Sol, com 17m X 56m, recebeu projeções por meio de imagens estáticas ou em movimento, em volumes físicos previamente mapeados. Todo conteúdo da projeção terá como inspiração a sustentabilidade, oferecendo uma experiência visual ímpar ao público presente e transformando as imagens em verdadeiras instalações artísticas. As projeções são assinadas pelos artistas gráficos Breno Pineschi e Rafael Cazes.

Radicado em Londres, o DJ João Brasil foi responsável pela trilha sonora do Réveillon de Copacabana. A trilha sonora do DJ embalou a queima de fogos piromusicados ao longo dos primeiros 16 minutos de 2012. João Brasil comandou também o som do Palco Sol, em frente ao Copacabana Palace.

João Brasil.

No Palco Água, em frente à rua Santa Clara, a mestre de cerimônias foi Fiorella Mattheis. As atrações que passaram por lá: Sargento Pimenta, Baia, Moraes Moreira, Blitz, Unidos da Tijuca e Mangueira. Nos palcos Oi Novo Som e Coca-Cola vários DJs se revesaram animando a festa.

Espetáculo de fogos piromusicados em seis fases 

Os fogos que encantaram o público, assinados pela Pirotecnia Igual, de Barcelona, na Espanha, tiveram seis fases temáticas:

  1. Bem-vinda Rio+20;
  2. Energia Solar;
  3. Água;
  4. Fauna e Flora;
  5. Vento;
  6. Otimismo.

Cada uma destas fases teve cores e formas características, com belezas únicas e de fácil identificação para o público. Junto com a queima de fogos piromusicados, o público ouviu a trilha sonora especialmente montada pelo DJ João Brasil. A estrutura da queima de fogos teve 11 balsas, dispostas no mar em pontos estratégicos, de 10,8 X 8 m cada, 27.180 bombas entre quatro e 12 polegadas (19 toneladas), sistema de disparo computadorizado, fogos com alcance entre 90 e 350 m, bombas revestidas por papel e impermeabilizadas e pavios à prova d´água, além de tubos com cintas de segurança acima de quatro polegadas.

A Neutralização

Vai acontecer ao longo de 2012 por meio de mudas nativas da Mata-Atlântica que serão plantadas na Bacia do Rio Guandu, em Miguel Pereira, no Estado do Rio de Janeiro, que abastece os mananciais de águas da capital.  O plantio, que vai trazer outros benefícios como a conservação da biodiversidade, amenização do clima e o combate à erosão, está prevista para ser iniciada até o mês de fevereiro.

Réveillon 2011.

Números do Réveillon de Copacabana:

  • 27.180 bombas entre quatro e 12 polegadas
  • 4.200 refletores
  • 300 banheiros químicos distribuídos por toda a orla
  • 120 maqueiros
  • 30 torres de som
  • 30 postos de policiamento
  • 26 UTI Móveis
  • 19 toneladas de fogos
  • 11 balsas de 10,8 X 8 m cada
  • 16 minutos de queima de fogos
  • Seis etapas de fogos
  • Seis postos médicos
  • Quatro palcos

Inclusão Social e Iniciativas com Pilares Sustentáveis na Produção do Evento

Palco Sol modulado, feito com madeira certificada, teve a sua estrutura metálica 100% reaproveitada.  Todas as lonas utilizadas no evento também serão reaproveitadas e transformadas em estojos que serão doados para escolas municipais de Copacabana, produzidos por ex-detentos da ONG Tem Quem Queira. E nos bastidores do Réveillon, jovens do Solar Meninos de Luz, das comunidades do Pavão/Pavãozinho e Cantagalo, trabalharam como aprendizes. Eles serão aproveitados em setores como “alimentos e bebidas”, “fogos”, “palco”, “produção”, “marcenaria”, entre outros. Outra iniciativa de inclusão social foi a produção do material de comunicação do Réveillon, que levou a assinatura de artesãos da Rede Asta, ONG que trabalha capacitando grupos produtivos e fazendo a ponte entre seus produtos e o mercado.

Réveillon 2011.

 Plataforma Digital do Réveillon 2011/2012 

A plataforma teve inovações, muita interatividade e novidades para a navegação do internauta nos canais de redes sociais. O evento contou com perfis no Youtube, no Twitter, no Facebook e no Flickr. Pela primeira vez, o evento teve um blog atualizado em tempo real, com conteúdos diversos sobre o maior Réveillon do mundo.

Interface do site criado especialmente para o Réveillon de Copacabana.

Para o Presidente da Riotur, o objetivo principal das plataformas digitais neste ano é aproximar o público da festa e fazer com que as pessoas se preparem melhor para o evento e possam interagir mais.

“Teremos sessões com dicas de transporte, do que levar, da programação, além de espaços onde os internautas poderão postar seus vídeos com mensagens de ano novo. As melhores serão selecionadas e exibidas nos telões durante a festa da virada”, destaca Antonio Pedro.

No site do Réveillon de Copacabana, o internauta terá acesso a toda a programação do evento, numa navegação fácil e leve, com páginas estilizadas com motivos e cores relacionadas à sustentabilidade, natureza e fauna e flora.  Houve ainda, página sobre “Sustentabilidade“, o tema do Réveillon deste ano, com depoimentos sobre o assunto e informações úteis. O internauta também teve acesso a informações sobre a Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de junho de 2012. Na página “Todos Nós”  estarão disponíveis dicas para uma mudança dos hábitos cotidianos, com vistas a economizar recursos naturais. Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

Réveillon 2011.

As plataformas digitais do Réveillon de Copacabana são assinadas pela DIZ´AIN Soluções Interativas. Já o conteúdo é produzido pela SRCOM e pela Contente Entretenimento. Todo o conceito das plataformas foi criado pela SRCOM.

“Pensando na funcionalidade, o site será bem amigável e compatível com iPad e iPhone. Estamos muito felizes por participar de um projeto único como este”, destaca Roberto Brício, da DIZ´ AIN.

A jornalista Renata Boldrini, da Contente Entretenimento, destaca um aspecto do conteúdo: “Além de depoimentos de personalidades e personagens do bairro, vamos oferecer ao internauta informações e curiosidades sobre Copacabana, cobertura do making of para a grande festa da virada e muito mais. Queremos que o país inteiro participe desta festa”, antecipa.