Experiência de Marca

Riachuelo apresenta collab agênero com jovens designers

'Qual Moda para qual Mundo?'foi o desafio proposto aos estilistas Fernanda Lima, Francceska Jovito, Gabrielle Silva, Geremias Marins e Hector Luquini, vencedores do 1º Desafio do Instituto Casa dos Criadores, no ano passado, e abraçado pela marca.

A Riachuelo, gigante do varejo, se uniu a cinco jovens estilistas de diferentes regiões do Brasil para criar a coleção CRIA. Essa colaboração nasceu do desafio “Qual Moda para qual Mundo?”, idealizado pelo 1º Desafio do Instituto Casa dos Criadores, com o apoio do Instituto Riachuelo.

Os estilistas Fernanda Lima, Francceska Jovito, Gabrielle Silva, Geremias Marins e Hector Luquini, representantes da nova geração de criativos, se inspiraram em suas vivências nas favelas brasileiras para cada peça da coleção. Por meio do estilo streetwear, a coleção transmite atitude e conta histórias da cultura dos subúrbios por meio da moda.

A coleção apresenta camisetas oversized, moletons, calças cargo, wide leg, croppeds, coletes, macacões, parkas, jaquetas e vestidos. Com foco na versatilidade e conforto, a coleção também propõe a quebra de estereótipos de gênero e valoriza um estilo urbano com uma estética visual periférica, muitas vezes incompreendida, mas com orgulho.

As tendências e o estilo das ruas são traduzidos em looks que destacam as cores preto e branco, terracota e bege, remetendo à arquitetura dos subúrbios. Estampas inspiradas em grafite e molduras urbanas também fazem parte da coleção. Destaque para a estampa “origens”, presente em um vestido e uma blusa de tule, que traz várias gírias e frases populares nas ruas das periferias e cidades do país.

A coleção CRIA é produzida na fábrica Guararapes, da Riachuelo, localizada em Natal, no Rio Grande do Norte. A fábrica utiliza 100% de energia renovável e prioriza o reaproveitamento de tecidos e aviamentos que já estavam em estoque, evitando o tingimento e estampas digitais, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental.

A campanha da coleção apresenta os cinco estilistas como protagonistas em vídeos e fotos, retratando a colaboração em um cenário industrial e urbano, que reflete a complementaridade da coleção com o ambiente urbano. Não há distinção entre periferias e cidades, é uma fusão do que é o país, convidando a todos a vivenciarem a essência da cultura nacional.

A coleção CRIA será lançada oficialmente e estará disponível para pré-venda online a partir de 16 de julho, encerrando a última semana da 52ª edição da semana de moda Casa dos Criadores. A partir de 17 de julho, a coleção estará disponível em lojas selecionadas e no e-commerce da marca.

Foto: Divulgação