Conforme o Norton Savin, da N&N Marketing, única agência de live marketing de Ribeirão Preto (SP), e filiada Ampro havia anunciado em um evento da entidade no Copacabana Palace já em 2011, e ninguém acreditava, a cidade não só foi oficializada, mas também já tem confirmada a delegação que vai receber: será a França, que vai assinar o contrato mês que vem, assim que também carimbar seu passaporte para a Copa do Mundo de 14.
“Vieram representantes da Suíça, Bélgica, Coreia e França, mas as negociações já estavam adiantadas. Independentemente disso, ainda se cogita que mais um outro país mais bem posicionado no ranking possa escolher a cidade, mas é segredo”, afirma Norton.
Em um evento de lançamento do “Projeto Copa do Mundo 2014”, promovido no dia 11/10, pela Secretaria Municipal de Turismo , que contou com a participação da Cônsul da França, a região mostrou-se preparada para a Copa, incluindo apresentação de órgãos e entidades que estão capacitando a mão de obra, e, inclusive, oferecendo cursos gratuitos de atendimento, normatização e língua francesa, como Sebrae, Senac, Ipem, Sest/Senat, Fortec, Corpo de Bombeiros e até gastronomia, que contou com a presença do responsável pelo setor na Copa das Confederações.
A cidade está em pleno crescimento, com a inauguração do Shopping Iguatemi, inauguração do Centro de Eventos do Ribeirão Shopping (Grupo Multiplan), a construção do quinto centro de comércio prevista para 2015 e a presença de eventos como Stock Car(circuito de rua ), Carnabeirão (maior micareta do Interior do Estado), Agrishow (maior feira de agronegócios da América Latina) e Fenasucro (maior feira sucroalcooleira do mundo).
A intenção da cidade agora, que já tem estrutura hoteleira maior que algumas Capitais que vão receber a Copa, além de mais quatro grandes hotéis em construção, é voltar-se ao turismo de negócios, cultural e de lazer, agregando ao projeto cidades da região, incluindo o Sul de Minas Gerais.
A cidade, que já foi conhecida pelo cultivo de café e também como “Capital do chopp”, “Terra do rei do gado” e “Califórnia brasileira”, possui 700 mil habitantes, dez universidades e está no coração do Interior paulista (200 km de Campinas, 200 km de Bauru, 200 km São José do Rio Preto e 200 km de Uberaba (MG).
Além da localização estratégica que a consolida como um centro de distribuição, está tentando internacionalizar seu aeroporto.
“A estratégia foi esquecer as coisas ruins e enaltecer as qualidades, pois com uma hora de voo direto chega-se em São Paulo ou Rio de Janeiro, que, inclusive, é a praia mais próxima dos moradores de Ribeirão Preto, se for considerado tempo de percurso e custo, pois é mais rápido e barato do que ir para o litoral paulista”, afirma Norton.
“Mês que vem iremos em comitiva a Paris apresentar nossos serviços aos patrocinadores da seleção francesa e traremos muitas ações promocionais oriundas da Copa para cá. Está prevista a vinda de 15.000 pessoas para a cidade, que, apesar de não ter jogos oficiais, receberá a delegação, jornalistas de todo mundo e torcedores fanáticos que acompanham a seleção.