O Rio de Janeiro sediará, entre os dias 24 e 25 de outubro, a primeira edição do Rio Coffee Nation, evento dedicado exclusivamente ao segmento de cafés especiais e orgânicos.
Diante do novo cenário, o evento foi reestruturado para garantir a segurança do público, expositores e palestrantes.
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Na plataforma digital do evento estarão reunidos estandes virtuais, palestras, workshops, apresentações, sala de negócios, exposição, e-vouchers, brindes para os visitantes e muito mais.
Serão realizadas algumas atividades presencias, que terão transmissão nas plataformas digitais. Todos os protocolos de segurança serão respeitados.
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Além desta liderança, cresce também o interesse dos brasileiros para o consumo de produção de cafés especiais, que seguem algumas premissas em sua produção: seleção qualificada dos grãos, produção com certificado de qualidade, além das diferenças de fragrância, sabor, acidez e corpo.
A programação do Rio Coffee Nation vai mostrar a evolução do mercado de cafés especiais – da cereja à xícara, para consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor.
O público poderá ainda conferir uma exposição virtual sobre as regiões do cultivo dos grãos especiais no Brasil, bem como, os “terroirs” e métodos de produção.
Serão cerca de 30 estandes virtuais de cafeicultores e outros produtos ligados ao segmento. Entre os participantes já confirmados estão:
• Ilha “Cafés do Rio de Janeiro”: Grupo de 16 marcas de café especial do estado, entre os quais o café Fazenda Florença (melhor café especial do Rio de Janeiro em 2019), Vale do Er, Café da Serra.
• Café Terras de São Francisco.
• Café Klem.
• Café Gran Monteiro.
• Leite de aveia Naveia.
• Café Clessico.
• Café Flô.
• Cerveja de café Matisse.
Uma loja virtual/marketplace funcionará para que os visitantes possam comprar os produtos expostos.
O francês Hippolyte Courty, fundador da L´Arbre à Café e um dos maiores especialistas em cafés orgânicos e especiais participa da primeira edição do Rio Coffee Nation.
“O maior valor dos cafés especiais está em conhecer o sabor, dar valor ao processo agrícola de produção e a função social que podemos exercer com este trabalho.”, diz Hippolyte Courty.
Em paralelo, acontecem palestras e apresentações com especialistas nacionais e internacionais sobre produção, importação e exportação, torrefação, métodos de extração dos grãos (soft, expresso, filtração), diferentes formatos de preparo de café, sustentabilidade, café na gastronomia, turismo e receitas, entre outros.
Palestras confirmadas
– Café & Saúde – Monica Pinto – Diretora Abic.
– Passo a passo para produzir um café especial – Flavio Borem – Professor da Ucla.
– Sustentabilidade na distribuição de produtos orgânicos – Rafael Coimbra – Empresário.
– Modo de preparo do café coado – Adriana Valinhas – Barista.
– Entrevista com Presidente da Ascarj – Moacyr Santos – Produtor de café especial.
– Receita de sobremesa com café – Frederic Monnier – Chef.
– Receita com café – Frederic Monnier – Chef.
– Ministério da Agricultura – Marcia Nejaim.
– Tendências do mercado de cafés especiais no Brasil – Leonardo Gonçalves – Empresário.
– Métodos de preparo de café: Prensa Francesa e Aeropress – Ana Paula Zerbini – Barista.
– Protagonismo feminino na cadeia de café – Isabel Vilela – Produtora de café especial e diretora da IWCA.
– A importância do marketing para as estratégias da indústria do café – Benedito Cantanhede – Consultor.
– A quarta onda no mercado de café – Paula Dulgherof – Barista e empresária .
– Articulação dos cafés especiais do Brasil – Vanusia Nogueira – Diretora BSCA.
– Fazendas de café na rota do turismo – Paulo Roberto Santos – Produtor e empresário.
A “Competição de Melhor Café Torrado e Moído para Espresso”, com chancela da BSCA, será presencial para os participantes e terá transmissão ao vivo para o público na plataforma.
Serão cerca de 10 horas de competição e o vencedor terá sua marca exposta na Paris Coffee Nation 2021. A coordenadora da competição é Adriana Valinhas, barista e brewer profissional formada pela SCA Education, membro da BSCA e da IWCA – aliança internacional das mulheres do café – que ministra aulas na escola Le Cordon Bleu do Rio de Janeiro.
Ela também é fundadora e idealizadora do LanguageCafé, cafeteria escola de proposta cultural e conceito educacional que harmoniza café, livros e idiomas, reunindo pessoas , música e arte.
“Promover o Rio Coffee Nation tem como objetivo incentivar o mercado de café especiais no Brasil, desde a cereja à xícara. É também uma forma de estimular os produtores destes grãos e apresentar a excelência dos terroirs obtidos em plantações nacionais e que estão cada dia mais presentes nas xícaras dos brasileiros e conquistam cada dia mais admiradores no Exterior. Queremos que, com nossa iniciativa, os consumidores passem a conhecer e exigir cafés de melhor qualidade, e que um dia tenhamos uma carta de cafés nos restaurantes – como a de vinhos. Será uma oportunidade enriquecedora para os fãs da bebida e para toda a categoria.”, afirma Martina Marina Barth d’Avila, idealizadora do evento e proprietária da SonImage.
Para a realização do Rio Coffee Nation, Martina conta com a parceria da Take the Lead, de Vania Tavares.
O Rio Coffee Nation é parceiro exclusivo do Paris Coffee Show, considerado o maior evento de café da França, com 35 anos de existência e referência no ramo de cafés.
Os ingressos para a primeira edição do Rio Coffe Nation custam a partir de R$ 25 e podem ser adquiridos pelo site.
O Rio Coffee Nation tem patrocínio da Secretaria da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e da Melitta.
O evento tem como apoiadores BSCA, Abic, SindRio, IWCA (International Women Coffee Association), Ascarj, Paris Coffee Show, L’Arbre à Café, Escola Languagecafé, Casa do Barista, Gran Coffee (fornecedor do equipamento oficial da competição), Castanhal e Café ao Leo.