Experiência de Marca

Rio CVB apoia evento realizado pelo RIOgaleão

Workshop reuniu players do turismo no Sofitel Ipanema para apresentar preferências do turista chinês em viagem.

Na tarde de 29 de outubro, mais de 50 representantes do turismo do Rio de Janeiro, entre hotéis, operadoras, agências de viagem, companhias áreas e outros, se reuniram no Sofitel Ipanema para um workshop promovido pelo RIOgaleão, que contou com o apoio do Rio Convention & Visitors Bureau, Embratur e Consulado da China no Rio de Janeiro.

Na abertura, a presidente do Rio CVB, Sonia Chami, falou sobre a importância do mercado chinês, maior emissor de turistas internacionais do mundo, chamando atenção para o pequeno número de viajantes da China que visitam o Brasil: "Dos 127 milhões de turistas chineses que viajaram pelo mundo em 2017, o Brasil recebeu pouco mais de 60 mil, um número muito baixo. Nós precisamos mudar este cenário facilitando a entrada desses turistas, como fizemos recentemente com Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.", destacou, referindo-se ao visto eletrônico.

Bruno Giovanni, gerente de Tráfego e Desenvolvimento, e Patrick Fehring, diretor-geral de Negócios do RIOgaleão, falaram sobre a operação, infraestrutura do aeroporto e aumento da malha aeroviária daquele que é um dos principais aeroportos internacionais do país. Também citaram diferenciais competitivos que ajudariam a atrair viajantes chineses em maior número ao País.

Os anfitriões foram sucedidos por Alisson Braga, Coordenador-Geral de Inteligência Competitiva da Embratur, que apresentou um detalhado estudo de tendências do mercado chinês, que pode ser acessado pelo site.

Na América Latina, o Brasil é o segundo destino mais visitado, ficando atrás apenas do México, mas com potencial de crescimento. Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu estão entre os três destinos mais procurados pelos visitantes asiáticos oriundos da China, que em quase 70% dos casos chegam ao país para fazer negócios ou participar de feiras, congressos e convenções.

O evento foi finalizado com palestra do representante do Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, Li Pu, que promoveu uma rica imersão na cultura chinesa e trouxe dados sobre preferências e referências culturais dos chineses.

Trouxe, ainda, informações estratégicas como hábitos culturais, preferências gastronômicas e fatores que influenciam na escolha dos destinos, como relação custo x benefício e distância, já que, em média, o chinês tem apenas cinco dias de férias por ano.

Em novembro, o Brasil recebe um famtour com dez dos maiores operadores de turismo da China

Alisson Andrade, da Embratur, Patrick Fehring, do RIOgaleão, Sonia Chami, do RioCVB, Li Pu, Cônsul da China no Rio, e Bruno Giovanni.

Como forma de dar continuidade à agenda positiva com o trade de turismo chinês, o RIOgaleão, em parceria com a Emirates e o Rio CVB, realiza um famtour, de 21 a 28 de novembro, quando 10 dos principais operadores de turismo da China estarão no Brasil.

Entre eles, estará o representante da CTrip, maior OTA do país asiático. Na programação estão previstas visitas aos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu.

Pela primeira vez na história, em 2018, o Rio de Janeiro foi indicado em três categorias no CTrip Top Destination Awards, premiação de turismo online da operadora asiática, como “Melhor Destino para a Fotografia”; “Melhor Destino de Esportes ao Ar Livre” e “Melhor Destino para a Cultura da Cerveja e do Vinho”.