Na tarde de 29 de outubro, mais de 50 representantes do turismo do Rio de Janeiro, entre hotéis, operadoras, agências de viagem, companhias áreas e outros, se reuniram no Sofitel Ipanema para um workshop promovido pelo RIOgaleão, que contou com o apoio do Rio Convention & Visitors Bureau, Embratur e Consulado da China no Rio de Janeiro.
Na abertura, a presidente do Rio CVB, Sonia Chami, falou sobre a importância do mercado chinês, maior emissor de turistas internacionais do mundo, chamando atenção para o pequeno número de viajantes da China que visitam o Brasil: "Dos 127 milhões de turistas chineses que viajaram pelo mundo em 2017, o Brasil recebeu pouco mais de 60 mil, um número muito baixo. Nós precisamos mudar este cenário facilitando a entrada desses turistas, como fizemos recentemente com Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.", destacou, referindo-se ao visto eletrônico.
Bruno Giovanni, gerente de Tráfego e Desenvolvimento, e Patrick Fehring, diretor-geral de Negócios do RIOgaleão, falaram sobre a operação, infraestrutura do aeroporto e aumento da malha aeroviária daquele que é um dos principais aeroportos internacionais do país. Também citaram diferenciais competitivos que ajudariam a atrair viajantes chineses em maior número ao País.
Os anfitriões foram sucedidos por Alisson Braga, Coordenador-Geral de Inteligência Competitiva da Embratur, que apresentou um detalhado estudo de tendências do mercado chinês, que pode ser acessado pelo site.
Na América Latina, o Brasil é o segundo destino mais visitado, ficando atrás apenas do México, mas com potencial de crescimento. Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu estão entre os três destinos mais procurados pelos visitantes asiáticos oriundos da China, que em quase 70% dos casos chegam ao país para fazer negócios ou participar de feiras, congressos e convenções.
O evento foi finalizado com palestra do representante do Consulado Geral da China no Rio de Janeiro, Li Pu, que promoveu uma rica imersão na cultura chinesa e trouxe dados sobre preferências e referências culturais dos chineses.
Trouxe, ainda, informações estratégicas como hábitos culturais, preferências gastronômicas e fatores que influenciam na escolha dos destinos, como relação custo x benefício e distância, já que, em média, o chinês tem apenas cinco dias de férias por ano.
Em novembro, o Brasil recebe um famtour com dez dos maiores operadores de turismo da China
Como forma de dar continuidade à agenda positiva com o trade de turismo chinês, o RIOgaleão, em parceria com a Emirates e o Rio CVB, realiza um famtour, de 21 a 28 de novembro, quando 10 dos principais operadores de turismo da China estarão no Brasil.
Entre eles, estará o representante da CTrip, maior OTA do país asiático. Na programação estão previstas visitas aos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu.
Pela primeira vez na história, em 2018, o Rio de Janeiro foi indicado em três categorias no CTrip Top Destination Awards, premiação de turismo online da operadora asiática, como “Melhor Destino para a Fotografia”; “Melhor Destino de Esportes ao Ar Livre” e “Melhor Destino para a Cultura da Cerveja e do Vinho”.