Experiência de Marca

Rio CVB apresenta projetos para turismo da Barra da Tijuca

No dia 05 de março, no Hotel Bourbon Barra Premium, o novo diretor do Rio Convention & Visitors Bureau, Cláudio Magnavita, apresentou à imprensa os planos futuros para o desenvolvimento turístico da Barra da Tijuca.

No dia 05 de março, no Hotel Bourbon Barra Premium, o novo diretor do Rio Convention & Visitors Bureau, Cláudio Magnavita, apresentou à imprensa os planos futuros para o desenvolvimento turístico da Barra da Tijuca.

Durante o encontro, Magnavita reforçou a identidade própria do bairro, seus valores e a importância da região para o Rio de Janeiro, já que conta com polos hoteleiros, comerciais e culturais bem fortes.

“Não existe destino no mundo que tenha recebido tantos empreendimentos hoteleiros de uma só vez. A exuberância da natureza local, assim como os produtos e serviços exclusivos do bairro, como o mercado de luxo, são atrativos únicos da região.”, explica.

Foto: Divulgação.
Claudio Magnavita durante apresentação dos planos para aumentar o turismo na Barra da Tijuca.
Claudio Magnavita durante apresentação dos planos para aumentar o turismo na Barra da Tijuca.

Os planos para verão também foram apresentados no encontro, principalmente sobre o ciclo festivo de fim de ano, envolvendo ações especiais de Natal e Réveillon.

O projeto de Natal, que já foi apresentado para o subprefeito da Barra, Alex Costa, terá como atração principal uma projeção mapeada e artística na parte externa da Cidade das Artes, corais e concertos de Natal.

Além disso, a entidade está desenvolvendo planos com os shoppings locais para estimular as decorações natalinas, criando mais um produto turístico para o período, alavancando, assim, o setor de compras.

“Sobre o Réveillon, em conjunto com a Abih-RJ, estamos negociando com os hotéis da Barra investimentos em um espetáculo pirotécnico na orla e na lagoa do bairro. Queremos criar algumas vantagens para os cariocas e turistas como, por exemplo, estacionamento nos shoppings da região e um transporte especial que leve os espectadores até os pontos de queima de fogos. Assim, estaremos investindo em um evento organizado e atrativo para todos.”, conta.

Foto: Fernando Maia/Riotur.

Barra da Tijuca_ Cred. Fernando Maia_Riotur01

Outra questão levantada foi a de como reter os turistas na Barra também nos fins de semana, tendo em vista que, atualmente, a maioria dos hóspedes é do mercado corporativo.

De acordo com Magnavita, a solução é fomentar os atrativos turísticos e comerciais do bairro para prolongar o tempo de permanência nos hotéis. Para isso, estão sendo articuladas ações entre a rede hoteleira, shoppings, centros comerciais e culturais.

Magnavita defendeu, também, a adaptação do aeroporto de Jacarepaguá para uso de voos comerciais. De acordo com ele, a região seria beneficiada em todos os segmentos, elevando o número de turistas de lazer e negócios.

Perfil de Cláudio Magnavita

O diretor do Rio Convention & Visitors Bureau, o jornalista e produtor teatral Cláudio Magnavita, foi secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro. O executivo também já esteve na direção de importantes entidades do setor, como TurisRio (Companhia Oficial de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), Bahiatursa (Empresa Oficial de Turismo da Bahia), Emtursa (Empresa Oficial de Turismo da Cidade de Salvador) e Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.

Conselheiro titular do Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, onde integra o Grupo Gestor do Conselho Nacional, Cláudio Magnavita foi um dos responsáveis pela redação do Plano Nacional de Turismo 2013/2014.

O novo diretor do Rio CVB faz parte do Conselho do Ministério do Turismo, que coordena a Câmara de Segmentação Turística, além de ser conselheiro titular do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e presidente nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet.