Com show de Luan Santana, foi realizado de 09 a 11/10, a competição Eco-marathon Brasil, na qual 45 equipes de estudantes brasileiros e da América Latina competiram com protótipos de veículos em busca da melhor eficiência energética.
Foram mais de 400 estudantes competindo na pista para ver quem andava mais com menos em três categorias diferentes: gasolina, etanol e bateria elétrica.
Assim como em 2017, foi contruída uma pista externa na área do Riocentro, em Jacarepaguá, com boxes, palcos, áreas educativas e lazer ocupando aproximadamente 35 mil m².
Com o evento ganhando destaque tanto no Brasil como na América Latina, o envolvimento dos universitários está cada vez maior. Eles se sentem incentivados a buscar novas soluções e mais eficiência energética, em contrapartida, recordes são batidos em diversas categorias.
Confira os vencedores da edição de 2018:
Bateria elétrica
1º Lugar – Milhagem – UFMG
2º lugar – EcoFet – Cefet-MG
3º lugar – EcoCar – Unicamp
Etanol
Vencedora (apenas uma equipe atingiu o tempo válido): Pato a Jato – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Gasolina
1º lugar – Drop Team – IFRS Erechim
2º lugar – equipe E3 – UFSC
3º lugar – EcoOctano – UFPR.
A gerente de Performance Social da Shell Brasil, Pâmella De-Cnop, destacou que mais do que um prêmio, a maratona passa valores como a importância de pensar na eficiência energética para o futuro do planeta e da cooperação entre os times.
Além disso, o ganho de experiência é outro ponto positivo. “Muitos que já participaram nos outros anos me relataram que conseguiram arrumar estágios depois da Shell Eco-marathon. Os estudantes se sentem mais preparados para esse mundo que vão começar a enfrentar depois da universidade.”, ressaltou.