Os Jetson’s já tinham uma empregada doméstica robô nos anos 60, mas só agora a Honda chegou a um modelo cheio de habilidades que poderá, no futuro, desempenhar funções humanas. O básico ele já aprendeu: abrir uma lata de cerveja e chutar uma bola de futebol.
Iniciado pela Honda em 1986, o Asimo, que significa Passo Avançado em Mobilidade Inovadora (Advanced Step in Innovative Mobility) já evoluiu muito. Se antes era comandando por um controle remoto, agora já anda sozinho após ligado, consegue subir escadas, dançar e pular.
Além de bonitinho, ele tem pouco mais de 1,20 metros de altura, 52 quilos e cinco dedos nas mãos. Foi apresentado no Salão do Automóvel de Nova York, no dia 16/04, na quarta-feira.
O experimento prova que o que parece ser simples para os seres humanos, para o Asimo requer uma grande quantidade de sensores, incluindo câmeras em seus olhos e sensores nas mãos, por meio dos quais permitem que identifique o que é e também o quanto pesa.
Embora caminhe com as pernas semi-flexionadas, consegue se movimentar naturalmente. Sua bateria, porém, dura cerca de 40 minutos. Ele já entende uma série de frases, um pouco de japonês e deverá conseguir se comunicar pela linguagem de sinais em breve. Ainda longe de se tornar realidade, pelo ritmo da sua evolução é possível que consigamos ver Asimos e seus congêneres como promotores de ações pelo mundo….
Com informações: Mashable.