O Rock in Rio, um dos festivais de música mais emblemáticos do mundo, completa 40 anos em 2024. Mas qual o segredo para uma marca se manter relevante por tanto tempo? Ana Deccache, Diretora de Marketing da Rock World, compartilha insights valiosos sobre a jornada de sucesso do festival e as estratégias de marketing do festival. A conversa aconteceu durante o lançamento do Rock in Rio Academy 2024, que foi realizado de forma online nesta terça-feira (16), em parceria com HSM e Provoke.
Uma frase emblemática de Roberto Medina, fundador do Rock in Rio, ecoa na abordagem de Deccache: “a vida é ao vivo”. Essa filosofia enfatiza a importância da ocupar ambientes públicos e se integrar à vida real dos consumidores por meio de experiências de live marketing. A marca valoriza a conexão tangível e, como resultado, se mantém como um evento tão aguardado e querido pelo público ao longo dos anos.
Por isso, a experiência está diretamente ligada às estratégias de marketing da marca. A instalação led posicionada na Lagoa Rodrigo de Freitas, por exemplo, foi desenvolvida internamente pela equipe de “rock creators” do festival.
Durante a talk, Ana Deccache destacou cinco princípios fundamentais que têm sido essenciais para a manutenção da relevância do Rock in Rio.
1 – Seja consistente com sua proposta de valor
A proposta de valor do Rock in Rio é ser uma plataforma de experiências. Além de ser um festival de música, é um momento para se divertir, viver momentos novos e memoráveis. Ao longo de suas edições, o evento tem mantido uma proposta de valor clara e consistente, ao mesmo tempo que continua surpreendendo as pessoas com novidades. “Consistência não é sobre fazer sempre a mesma coisa, mas entender a nossa essência”, diz Ana Deccache.
2 – Tenha um propósito claro que baliza todas as suas ações
A primeira edição do Rock in Rio foi uma comemoração emblemática do momento pós-ditadura. Com o lema “Por um Mundo Melhor”, adotado em 2001, o festival mantém esse propósito de oferecer transformação, o que se reflete em ações de ESG e parcerias estratégicas.
Por exemplo, a edição de 2019 trouxe o Espaço Favela ao festival, com cenografia e atrações que celebram a cultura periférica. Além disso, em parceria com a Gerando Falcões, a empresa realizou ações concretas para trazer melhorias para a comunidade — a Favela do Haiti foi uma delas.
3 – Não esqueça: Sua empresa existe porque alguém compra o seu produto
Essa simples, mas poderosa afirmação ressalta a importância de manter o foco no público-alvo e nas suas necessidades. “Não estamos mais vendendo apenas o que oferecemos, mas sim o ‘porquê’ fazemos o que fazemos”, destaca Ana Deccache.
4 – Conecte-se e aproxime-se do seu fã
Da mesma forma que o item anterior, este conselho se trata de colocar o “fã” da marca no centro da estratégia. A diretora de marketing reforça que conectar é mais importante do que comunicar e conta um pouco das estratégias de escuta dos fãs a partir das redes sociais.
Para a edição deste ano, por exemplo, alguns fãs que acertaram a line-up antes dela ser anunciada, ganharam ingressos. Como não era uma promoção oficial, o público se surpreendeu em saber que a marca acompanha o que falam sobre ela nas redes.
5 – Seu colaborador deve ser o seu maior promotor
A equipe por trás do Rock in Rio é uma parte fundamental do seu sucesso. Colaboradores engajados e apaixonados não apenas garantem a excelência operacional do evento, mas também atuam como embaixadores da marca, compartilhando sua paixão e entusiasmo com o mundo.
Rock in Rio Academy 2024
O Rock in Rio Academy 2024, em parceria com HSM e Provoke, acontece no dia 17 de setembro, entre os finais de semana do festival. Como de costume, o evento será realizado dentro da Cidade do Rock, transformando-a em uma grande sala de aula. Serão 14 horas de diálogos inspiradores a respeito dos bastidores do festival.
A próxima edição conta com a presença de grandes nomes que são referência na história da Rock World. Roberto Medina, fundador e presidente; Luis Justo, CEO; Roberta Medina, vice-presidente executiva; Rodolfo Medina, vice-presidente de Marketing & Parcerias e Presidente Executivo do Grupo Dreamers. Outros speakers confirmados na imersão presencial são Ana Deccache, diretora de Marketing; Zé Ricardo, vice-presidente artístico e Vanessa Olímpia, diretora de Talentos. Participam, ainda, Agatha Arêas, fundadora e presidente da Provoke; e Reynaldo Gama, CEO da HSM.