O Rock in Rio Lisboa e a Secretaria de Estado da Igualdade apresentaram uma campanha contra as discriminações, durante um almoço no Chapitô, que contou com atuação de artistas da escola. Porque a Cidade do Rock é um local privilegiado para a disseminação de mensagens de cidadania, tolerância e não-violência, a Secretaria decidiu promover no evento uma ação de sensibilização.
A ação, interpretada por artistas do Chapitô, pretende mostrar o “cartão vermelho” a todas as formas de discriminação. No âmbito do projeto social do Rock in Rio 2010 sobre o tema da sustentabilidade, o evento associa-se a esta causa por acreditar que a igualdade e a não discriminação, objetivos fundamentais da União Europeia, são essenciais a uma sociedade sustentável.
Durante o almoço pela igualdade estiveram presentes Elza Pais, secretária de Estado da Igualdade; Roberta Medina, vice-presidente Executiva do Rock in Rio; Sara Falcão Casaca, presidente da CIG e Teresa Ricou, presidente do Chapitô.
Quanto à campanha, esta destina-se a animar o Rock in Rio-Lisboa, nos dias 21, 22 e 27/05. Duas equipes de animação vão representar os vários grupos de exclusão e cada grupo será “comandado” por um personagem que estará rodeado de “árbitros” que distribuem cartões vermelhos. As personagens mantêm um jogo permanente com o público, levando-o a participar da animação.
A mensagem cômica e o público estão unidos num processo em que a representação do ator é auxiliada por vários aparatos cênicos e técnicas como: monociclos, malas, instrumentos musicais, massas, bolas, argolas, entre outros objetos, que suportam as
divertidas performances.