Experiência de Marca

Sakura Alimentos mostrou novidades no Festival do Japão

Edição deste ano da maior feira de cultura japonesa na América Latina teve como tema o conceito 'Mottainai', originado na filosofia oriental de combate ao desperdício,

A Sakura Nakaya Alimentos, referência na fabricação de shoyu e líder de molhos no Brasil, marcou presença na 24ª edição do Festival do Japão. Trata-se da maior feira de cultura japonesa da América Latina, que foi realizada dos dias 7 a 9 de julho, na São Paulo Expo, em São Paulo. 

O estande da Sakura no evento destacou os princípios sustentáveis da companhia, que usou a oportunidade para o lançamento da identidade da sua marca institucional. 

A marca apresentou o novo logo e conceito, além de anunciar novidades que chegam ainda este mês aos mercados e pontos de venda. Uma dessas novidades é a nova linha de produtos premium “Sakura Origens”, produzida nos campos de soja e milho GMO Free, e o shoyu “Sakura Kin”, também livre de glúten e de ingredientes geneticamente modificados, passando por um longo processo de fermentação natural patenteado.

“Nós lançamos o ‘Sakura Kin’ muito próximo à pandemia, em 2020, e, por isso, não havíamos tido a oportunidade de apresentá-lo apropriadamente para nossos clientes até este momento e é exatamente o que queremos fazer no Festival do Japão. Esse relançamento reflete a combinação de elementos tradicionais e inovadores, assim como a cultura japonesa e a Sakura Alimentos. É a partir dessa combinação que conseguimos entregar um produto super premium como nossos shoyus Kin”, ressalta Sr. Renato Nakaya, presidente do conselho de administração da empresa.

Como este ano o Festival do Japão teve como tema principal o pensamento japonês “Mottainai”, originado na filosofia oriental de combate ao desperdício, a Sakura destacou este conceito em um grande painel neste espaço, mostrando assim a sua aproximação com os valores de responsabilidade social e atenção com o Meio Ambiente. 

Fotos dos bastidores de sua linha de produção, que foram usados nas embalagens dos novos shoyus e organizados com curadoria de Gisele Bento, fizeram parte da mostra fotográfica “DA TERRA, O TOM”, uma outra atração do estande da Sakura assinada pela dupla de fotógrafos Rogério Cavalcanti e Isabela Takikawa

“Esta exposição reflete a origem e a identidade da Sakura, destacando a sensibilidade e o cuidado com que integramos elementos tradicionais e inovadores das culturas japonesas, nipo-brasileiras e brasileiras em tudo o que fazemos”, detalhou Roberto Otake, CEO da Sakura. 

Além dessas fotografias, o estande da Sakura contou com uma árvore cerejeira composta de materiais reciclados das embalagens dos produtos da empresa. A obra foi assinada pelo artista e eco designer Sandro Rodrigues. Ainda, havia uma área gourmet onde chefs e influenciadores ensinaram menus de Omakase, com pratos autorais servidos no balcão. 

Foto: Divulgação