O Santander irá promover no dia 30 de outubro um festival de educação no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A meta do Banco é reunir cinco mil alunos para um dia de palestras, shows, aulas no "Estilo TED" de astronomia, empreendedorismo, filosofia até inteligência emocional.
Neste dia, o Banco também tem a ambição de bater um recorde mundial: promover a maior aula (em números de alunos) de matemática do mundo. Segundo o site do Guinness World Records, o recorde atual é de uma aula realizada em 2015, na Suécia, para 3.611 alunos.
Chamado de "Preparadão Universia", o festival quer atrair alunos do Ensino Médio de colégios públicos e privados. Cada instituição pode fazer a inscrição de até 100 alunos de forma gratuita. A partir do dia 1º de outubro, a inscrição individual será aberta e vendida por R$ 120,00.
Dentro do ginásio, a promessa do festival é montar um palco com piso de LED, telões e recursos tecnológicos para projeção de hologramas. A programação inclui aulas curtas, de até oito minutos, com palestrantes professores, youtubers e influenciadores digitais. A curadoria do conteúdo fica por conta de Elena Crescia, coordenadora do TEDx no Brasil.
Entre os temas propostos estão: "Aprender com o erro: o que cair te ensina a levantar?"; "Tecnologia: Desenvolvendo um aplicativo em sete minutos"; "História: a história do mundo desde que o mundo é mundo"; "Ioga e respiração: os segredos para controlar a ansiedade"; e "Fuvest: raio-x do vestibular mais concorrido do Brasil".
A aula que foge deste formato e será, digamos, mais acadêmica é justamente a de matemática. Por exigência da organização que irá certificar o possível recorde, ela terá 35 minutos de duração, será ministrada por um professor e demandará que os alunos façam um exercício que comprove o conhecimento adquirido.
Do lado de fora do ginásio, universidades públicas e privadas terão estandes e empresas poderão promover workshops. Entre as instituições confirmadas no evento, estão Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Universidade de Campinas (Unicamp), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Universidade São Judas. A estimativa é ter 20 universidades presentes.
O intuito do evento é entreter e divertir, segundo os executivos do Banco, e não treinar os alunos para o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio que ocorre dois dias após o festival. "Queremos mostrar que educação pode ser cool.", diz Anderson Pereira, diretor da Universia, plataforma do Banco que organiza o festival ao lado do Santander Universidades.
O executivo também diz que o festival é uma forma do Banco ter contato com estudantes do Ensino Médio, além de criar um novo formato de evento no setor de educação do Brasil.
"O Preparadão nasceu de uma revolta de como hoje ocorrem as feiras de carreira no País. As universidades disputam quem tem o melhor brinde ou o maior estande. Não achamos que é o meio mais adequado de orientar alunos. As experiências são a melhor forma.", diz.