São Bento do Sul será palco, de 18 a 20 de setembro, da sexta edição do Enit – Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia, organizado pela Fetep e conta com o apoio do polo da Unicesumar na cidade.
O Enit já está sendo considerado o maior evento do Sul do Brasil de geração de negócios, apoio ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. A estimativa dos organizadores é de receber um público estimado de dez mil visitantes. A feira ocupará oito mil metros quadrados, com cerca de 100 expositores.
Entre as atrações do Enit está o R2-D2, que já estava na edição anterior, mas volta agora com inovações. Desde janeiro deste ano, quando foi implantado o Laboratório de Robótica Itfetep – Incubadora Tecnológica da Fundação de Ensino, Tecnologia e Pesquisa de São Bento do Sul, o droide vem recebendo sensores de obstáculos para que possa se locomover com independência pelos corredores do evento.
Outra novidade é a Druker Box, da empresa Schifler Soluções Industriais, uma impressora tridimensional com maior área de impressão do Brasil. Pode imprimir objetos com até 50 centímetros cúbicos. Lembrando que a maior impressora 3D do mundo imprime áreas de no máximo 60 cm³.
Palestrantes
Durante os três dias do evento, vários painéis de debates e palestras irão acontecer, principalmente com vistas à indústria 4.0, que utiliza cada vez menos mão-de-obra. De acordo com a CNI – Confederação Nacional da Indústria, 48% das grandes empresas brasileiras planejam vultosos investimentos nesta vertente da indústria nos próximos anos.
Presidente da Acate – Associação Catarinense de Tecnologia, Daniel Leipnitz, é especialista e dará palestra sobre o assunto no Enit.
O Enit contará também com a presença do visionário fundador da Flapper, Paul Malicki, que ouviu 228 nãos até conseguir alguém que financiasse o seu negócio. A flapper é uma espécie de versão aérea do Uber, aplicativo que revolucionou o sistema de táxis.
Outros gigantes da tecnologia estarão presentes ao evento.
O Enit será realizado no Centro de Eventos Promosul.