Se as sessões de cinema nas salas convencionais estão suspensas por conta da pandemia, o prazer de assistir a filmes no ritual coletivo vem encontrando uma forma de ser mantido.
O Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, lança o Drive-in Paradiso, com correalização da Secretaria Municipal de Cultura e da Spcine e parceria do Cine Autorama e apoio da Alesp, uma sala de cinema ao ar livre para que o espectador assista aos filmes gratuitamente dentro de seu carro.
O melhor do entretenimento está aqui.
Tudo sobre o mercado de live marketing está aqui.
O Drive-in Paradiso será instalado no estacionamento da Assembleia Legislativa de São Paulo – Alesp, no Ibirapuera, de 1º a 23 de agosto.
A curadoria é de Marina Person e tem como foco a celebração das produções nacionais que emocionam. Serão disponibilizados ingressos para 100 carros por sessão, que deverão ser reservados pelo Sympla. Cada carro pode ter até quatro pessoas.
O Drive-in Paradiso é uma grande celebração do talento e da diversidade do cinema nacional. A programação conta com a faixa #vidasnegrasimportam, esta, sob cocuradoria de Rayanne Layssa exclusivamente dedicada a filmes de diretores negros brasileiros, que abre com a exibição do longa “Café com Canela”, de Glenda Nicácio e Ary Rosa, premiado no 50º Festival de Brasília.
Na sequência, a pré-estreia do longa de Caru Alves, “Meu nome é Bagdá” (vencedor do prêmio do júri na mostra Generation do Festival de Berlim neste ano). O primeiro dia do Drive-in Paradiso termina com o icônico “Central do Brasil”, de Walter Salles, dentro da homenagem aos grandes clássicos brasileiros que continua ao longo do mês.
No primeiro domingo de programação há espaço para o infantil “As Aventuras do Avião Vermelho”, a biografia musical “Elis” e ainda a comédia “De Pernas pro Ar 3”.
As sessões serão realizadas aos sábados e domingos, às 17h, 20h e 23h.
Ao longo de agosto, serão exibidos outros sucessos do audiovisual nacional, como
“Bacurau” em sessão dupla com filme surpresa escolhido pelo diretor Kleber Mendonça Filho e “Pacarrete”. Antes dos longas, ainda haverá a exibição de curtas-metragens produzidos por cineastas das periferias de São Paulo para o projeto Curta em Casa – realizado durante a pandemia pelo Projeto Paradiso em parceria com o Instituto Criar de Cinema, TV e Novas Mídias e a Spcine.
“O que mais me empolgou nessa curadoria foi a possibilidade de trazer filmes que fazem parte da memória afetiva brasileira, com títulos que foram grandes sucessos de bilheteria, quanto de exibir outros que provocam reflexões sobre o momento que estamos vivendo”, afirma?a curadora Marina Person.
Para a diretora do Instituto Olga Rabinovich, Josephine Bourgois, “O Projeto Paradiso tem como missão apoiar talentos brasileiros e conectar as obras audiovisuais ao público. A pandemia afetou radicalmente a produção e a exibição do cinema em todo o mundo e enxergamos nessa iniciativa uma forma de apoiar o cinema nacional.”
De acordo com o secretário municipal da Cultura, Hugo Possolo, o projeto oferece uma programação gratuita de qualidade com o devido distanciamento social, fazendo com que a premissa do “Cultura Presente” tenha mais força ainda.
“A pandemia nos obrigou a pensar em diferentes formas de manter a oferta de cultura para a população e o Drive-In Paradiso se apresenta como uma excelente alternativa.”, aponta Possolo.
A presidente da Spcine, Laís Bodanzky, também ressalta a importância do projeto ser gratuito. “O drive-in é a única oportunidade que temos no momento de relembrar a experiência do cinema, e, quem diria, nos novos tempos, temos a volta de um cinema à moda antiga. Além do formato, o grande diferencial é a gratuidade do projeto, que possibilita que mais camadas da população tenham acesso ao cinema brasileiro de qualidade.”, explica Laís.
Com a exibição da campanha #juntospelocinema antes das sessões, o Drive-in Paradiso se junta a esta ação que reúne exibidores, distribuidores, produtores, e parceiros da indústria audiovisual no Brasil para resgatar a experiência de imersão dos espectadores nas salas de cinema.?
Drive-in com impacto social positivo
Toda a produção do Drive-in Paradiso foi pensada com objetivo de impactar positivamente a cidade. Além de ser gratuito, fazem parte do time de produção mulheres egressas do sistema prisional, selecionadas pelo Instituto Responsa, que têm aprendido um novo ofício em produções de eventos.
O Drive-in Paradiso também recebe os selos de Evento Neutro e Sou Resíduo Zero, iniciativas que nascem sob o compromisso de quantificar e compensar todas as emissões de gases de efeito estufa em todas as etapas da produção e converte em apoio financeiro a projetos ambientais brasileiros, neste caso será o Ecomapuá, no Pará.
No espaço também haverá triagem e separação de resíduos produzidos pelos carros, os motoristas receberão um saquinho de lixo na entrada para entregá-los à produção ao final do evento com seus resíduos.
O consumo de energia renovável também é um dos pontos importantes do Drive-in Paradiso. O abastecimento do espaço comum de atendimento ao público como estacionamento, banheiros, bomboniere será feito por meio da plataforma CineSolar.