São Paulo está ganhando uma nova obra de arte pública, um gigantesco mural assinado pelo coletivo de arte SHN instalado em uma empena (a lateral sem janelas dos edifícios) no centro da cidade, próximo da Estação da Luz. O projeto é iniciativa da Heineken e a obra de arte pública ficará como legado do evento Heineken Block para a cidade de São Paulo.
Este projeto de arte está cercado de curiosidades: é o primeiro a contar com a ajuda do público, que colaborou com o SHN na criação dos lambes-lambes que formam a base da obra. Durante três fins de semana, o público que compareceu ao Heineken Block foi convidado a criar lambes-lambes. Mais de mil deles foram criados pelo público e 250 selecionados pelo SHN para serem instalados na empena do edifício que fica ao lado da Vila dos Ingleses, locação escolhida para o evento da marca, o Heineken Block.
Outra característica da obra é que ela presta homenagem ao início da arte de rua e do grafitti no Brasil: o coletivo SHN vai pintar um gigante rolo de tinta em cima dos lambes-lambes, para lembrar dos primeiros artistas de rua que usavam tinta e rolinho em suas obras, numa época que o spray não era fácil de se encontrar no País.
Para Vanessa Brandão, diretora da marca Heineken, esta obra de arte simboliza o incentivo da Heineken em convidar o público a transformar o espaço público. “Esta obra de arte, um legado da Heineken para a cidade de São Paulo, é especial por ter sido a primeira a contar com a ajuda do público na criação dos lambes. É também um símbolo de que pequenos atos, como a criação de um lambe artístico, são capazes de transformar o espaço público”, finaliza.
Quando finalizada, no último dia do evento, 11 de março, a instalação será conhecida como o maior painel de arte feito em colaboração com o público em um prédio no Brasil. O SHN é um coletivo que existe desde 1998, composto pelos artistas André Ortega, Daniel Cucatti, Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos, Kleber Botasso, Marcelo Fazzolin e Rogerio Fernandes, pioneiro em transformar espaços públicos das cidades, a partir da colagem de serigrafia, lambes, stickers, gravuras e pôsteres exaustivamente repetidos, instalados nas ruas de São Paulo. O objetivo é a intervenção por meio da linguagem lúdica e bem-humorada.
O Heineken Block foi idealizado e realizado em parceria com a Hands.