O jogador Gustavo “Mosquito”, do Vitória, participou da nova ação de marca da SBP, conhecida pelos seus produtos inseticidas, no último dia 4 de dezembro. Na divulgação, o estádio Barradão, em Salvador, viu o “Mosquito” que serve de apelido ao atleta morrer graças à aplicação de um repelente
A ação aconteceu durante a partida entre Vitória e Grêmio. Nela, Gustavo Mosquito revelou — e realizou — o desejo de aposentar seu apelido. Assim, ele iniciou o jogo com a tradicional camisa contendo seu nome completo e o apelido “Mosquito”. Pouco depois, trocou por outra com o logo da SBP no lugar do apelido, simbolizando a eliminação do “inseto”, como parte da campanha “Jogando contra o Mosquito”, ligada ao futebolista.
Como a SBP matou o “Mosquito”
Segundo a SBP, a ação com Gustavo (agora ex-) “Mosquito” foi dividida em várias fases. Antes do jogo, divulgações por meio de postagens nas redes sociais — interações entre o jogador e a marca — mexeram com a curiosidade dos torcedores do time baiano.
Já durante o jogo, no momento da escalação, o nome do atleta já aparecia atualizado — “Gustavo Silva” — efetivamente declarando aberta a nova ação.
Finalmente, influenciadores e o próprio público engajaram a mudança nas redes sociais, potencializando os resultados desejados pela marca e pelo próprio Gustavo.
Ação também tem cunho de conscientização e prevenção
O verão brasileiro — um dos mais quentes do mundo — é bastante propício à proliferação de mosquitos e outros insetos. Pensando nisso, a SBP e Gustavo “agora-não-mais” Mosquito uniram forças para que a campanha servisse também de conscientização ao público, incentivando a tomada de medidas que impeçam que insetos de tempos secos apareçam sem controle.
Isso porque o período é crítico para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A campanha integra o projeto “Juntos Contra o Mosquito”, realizado em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas), que leva conscientização sobre o combate à dengue para comunidades vulneráveis.