A SBP, por meio da iniciativa “Juntos Contra o Mosquito”, está engajando as crianças na conscientização sobre a dengue, como resposta ao aumento dos casos da doença no Brasil neste ano.
Através do projeto, eles estão levando a peça teatral “Esse Mosquito Vai Dançar” para escolas públicas em São Paulo, onde de maneira divertida e educativa, ensinam as crianças a se protegerem contra o Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de diversas doenças.
As apresentações incluem esquetes teatrais acompanhadas de músicas originais e cantigas de roda, ilustrando o comportamento do mosquito da dengue e medidas preventivas contra sua proliferação.
A próxima exibição está agendada para o dia 29 de abril na EMEF Francisco Alves Mendes Filho, no Jardim Marília, seguida por outra na semana seguinte no CEU Rosa da China, na Zona Leste. O cronograma de apresentações se estende até o início de junho, abrangendo diversas escolas.
Além das peças teatrais, o projeto também oferece a Expedição Planeta, uma atividade de educação socioambiental que inclui a exibição de um filme educativo e um circuito de atividades recreativas e jogos para reforçar os ensinamentos sobre prevenção contra a dengue.
“As crianças são parte importante da sociedade e precisam estar envolvidas quando o assunto é saúde pública. Só por meio do trabalho coletivo vamos conseguir combater o mosquito da dengue. Aquilo que a criança ouve na escola, ela leva para casa e pode educar a própria família sobre prevenção”, detalha Fernando Guillemin Contreras, Gerente Sênior de Marketing para Categoria de Pesticidas da Reckitt Hygiene Comercial.
Em 2024, o “Juntos Contra o Mosquito” tem parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e fez visitas a comunidades em São Paulo e no Rio de Janeiro ao longo do verão, realizando mutirões de limpeza, levando medidas educativas e culturais e fazendo doação de produtos inseticidas e repelentes para prevenir o mosquito da dengue.
Além disso, este ano o projeto também teve Ludmilla como embaixadora da causa, produzindo conteúdos sobre prevenção em suas redes sociais e alertando a população sobre a importância da coletividade no combate ao Aedes aegypti.
Fotos: Divulgação