As startups há tempos vêm se consolidando como uma tendência mundial em empreendedorismo. Este modelo inovador de empresa compõe um novo conceito de negócio, caracterizado por uma ideia original e inovadora com alto potencial de crescimento.
De olho neste cenário em expansão, o Sebrae/PR e o Startup Maringá promovem entre 26/4 e 3/5 o programa “Startup Pirates“, para ‘acelerar’ ideias de negócios formuladas por empreendedores.
O programa tem a intenção de disseminar a tendência e seguirá um modelo de trabalho desenvolvido inicialmente na Europa e considerado o melhor para ‘aceleração’ de novos negócios. Esta será a segunda vez que o Startup Pirates será desenvolvido na América Latina.
Durante oito dias, 30 empreendedores participarão de uma capacitação intensa, que vai durar 12 horas por dia.
Haverá uma série de workshops, além do apoio de mentores especializados em diversas áreas, como marketing, planejamento financeiro e desenvolvimento de softwares.
Os participantes terão acesso a conhecimento teórico e prático e ainda poderão criar relacionamentos com investidores e mentores que farão este trabalho voluntário no evento.
Érica Cristina Sanches, consultora do Sebrae/PR e gestora de projetos na área de software no noroeste do Paraná, explica os objetivos do programa.
“O objetivo é que eles que façam um modelo viável de startup,que atenda os requisitos de ser repetível e escalável. O modelo de negócio deverá ter rápido potencial de crescimento, de aceleração do negócio e inovação”, explica a consultora.
Liderado pelo Sebrae/PR, o programa faz parte de um grande projeto, que visa criar um ‘ecossistema’ de startups em Maringá e região, com redes de apoio em um ambiente favorável, para que o novo modelo de negócio encontre espaço e suporte para se desenvolver.
O Startup Pirates é destinado a empreendedores com vontade e coragem de inovar e de investir em uma nova ideia, é o que afirma o presidente da Startup Maringá, Renan Freitas.
“Esses empreendedores potenciais terão acesso à oportunidade única de se tornar, de maneira intensiva, empresários. Não é necessário que os participantes ingressem no Startup Pirates já com uma ideia finalizada, eles podem descobrir possibilidades durante o Programa.”