Conhecido mundialmente por suas análises certeiras de tendências e exercícios futuristas em torno das movimentações sociais, o antropologista Brian Solis disse certa vez, em tradução livre: “Bem-vindos a uma nova era de marketing e serviço, onde sua marca é definida por quem a experimenta”. Guardadas as devidas proporções das frases feitas para criar impacto na mídia, temos, de fato, um conceito bastante apropriado aos dias de hoje. Nunca o branding experience foi tão valorizado e proporcionou tantos resultados para as empresas como nos tempos atuais.
Criar memórias incríveis, proporcionar bons momentos e estabelecer uma conexão verdadeira com o consumidor é uma estratégia de marketing que gera benefícios reais e impacta diretamente nas vendas. Como resultado, surgem campanhas verdadeiramente inspiradoras, apoiadas em três pilares essenciais: emoção, autenticidade e personalização.
Autenticidade nas festas de São João
Estudos apontam que, para 86% dos consumidores, é importante que as marcas sejam autênticas em seus propósitos e suas interações. Durante as tradicionais festas de São João, por exemplo, depois de dois anos de pandemia e isolamento social, as empresas se empenharam em levar ao público ações de branding experience diferenciadas, com marcas que, de fato, somavam e se encaixavam com perfeição naquele contexto. Ou seja, eram autênticas em sua pertinência em uma das maiores celebrações dos brasileiros.
Em Campina Grande e Caruaru, a Buser levou um pouco da alegria junina para seus principais pontos de embarque, fazendo com que os moradores e visitantes entrassem no clima antes mesmo de pegar o transporte e chegar nas festas. Além de curtir um show de um trio de forró nordestino, o público pôde tirar fotos em um phottop, que possibilitava captar imagens “instagramáveis” e inserir hashtags de pertencimento. Também receberam brindes como cordões e canecas, que colaboraram para coibir o uso de garrafas de vidro, fechando assim a mensagem de diversão com segurança.
Outra marca que marcou presença de forma plena nas duas cidades foi a Margarina Deline, da BRF. Juntando música, degustação e mimos concorridos, agitou a população com seu Truck Deline itinerante, um caminhão todo personalizado que passeou por rodoviárias, pontos de venda e pelo evento fechado Soul João. Para complementar, serviu comidinhas típicas da época elaboradas com o produto, conquistando o coração – e o estômago! – do consumidor, com todo o acolhimento da culinária afetiva.
Já a Natura pegou carona no desejo de seu público-alvo mais jovem de estar bem-produzido, bonito e, claro, cheiroso para a festa de São João de Campina Grande. Foi o mote para uma ativação especial das marcas Humor e Tododia.
Para a fragrância oficial do evento, a Natura Humor Liberta, a experiência oferecida permitia ao folião literalmente “entrar” na embalagem do perfume, em uma brincadeira realizada no Photo Opportunity, que liberava também o aroma para quem quisesse experimentar. As imagens postadas nas redes sociais com a hashtag #HumoLibertaSJ eram transmitidas no telão nos intervalos dos shows. Em outra frente, as versões das fragrâncias Cereja e Avelã e Ameixa e Flor de Baunilha Natura Tododia chegaram às mãos do público, com a distribuição de 120 mil bisnagas e cupons de desconto. Ocasião sem igual para criar memórias olfativas!
*Maíra Holtz, sócia-diretora da Estalo, agência de marketing 360º