No auge da estação do calor, em janeiro, a maior festa de verão do Grupo RBS rolou em uma praia de Santa Catarina, no Sapiens Parque, em Canasvieiras. Dividido em arena e camarote, o megaevento apostou na fórmula de sucesso que mistura atrações de diversos gêneros musicais em variados espaços, oferecendo múltiplas opções de entretenimento e diversão, atraindo muitas tribos.
E o maior festival de música do Sul do País cumpriu mais uma vez o seu papel na edição de 2011 em Floripa. Promoview realizou cobertura especial das ações promocionais no Planeta Atlântida 2011. Em nova área, o espaço ofereceu conforto aos participantes com grandes espaços para circulação e uma segurança impecável, já tradicional neste evento. A estrutura física do evento reuniu tecnologia de ponta e espalhou imagens e sons em todas as plataformas apresentando um vigor tremendo, já consagrado na mídia tradicional e que mais uma vez se mostrou impecável na internet e redes sociais, mesclando com equilíbrio o conteúdo dos profissionais de todos os veículos do Grupo RBS com o de blogueiros. Um show à parte.
E você sabe que este foi o espaço preferido para marcas e produtos manterem contato direto com seu público-alvo, o que para o marketing é, atualmente, o “magic moment”. Promoview foi cobrir e trouxe imagens atualizadas. É a primeira vez que um site mostrou as atividades dos patrocinadores dentro deste evento do Grupo RBS.
O espaço (kartódromo onde foi também realizado o Desafio das Estrelas) era amplo e permitiu uma ótima circulação entre os espaços. A chuva que perseguiu a edição catarinense do Planeta também apareceu, mas não chegou a atrapalhar as noites de Planeta na Ilha da Magia.
E, por trás das ações promo das marcas, estão as agências e fornecedores. As estratégias das marcas são muito parecidas e os locais com acesso ao público na arena utilizam a tecnologia LED para sinalização externa. Já na parte interna, todos os espaços oferecem pista de dança ao som de DJ´s. A Vivo está com as ações de ativação coordenadas pela Duetto de Porto Alegre.
A Renner contou com a Super Produções na coordenação das ações e a BR Montagens colocou de pé o estande aberto ao público bem como o lounge ne área VIP.
A Nova Schin apresentou produção do Kazuka, núcleo jovem do Grupo RBS com a ação Pegação onde, de luneta, os participantes podiam escolher seus pares. Já a Dakota tem produção da Inventa de Porto Alegre.
A Pepsi começou o evento na sexta com seu estande fechado. Depois reuniu muita gente no seu espaço Jukebox, que misturou todos os ritmos. Nas redes sociais a marca deu um show.
O leitor do Promoview acompanhou as ações promocionais com boletins pelo twitpic desde o Parque Sapiens e post a todo momento e, na edição de segunda-feira (17/01), com todos os detalhes. Nesta jornada o site contou com o apoio da Cecia Promo.
“Depois que cobrimos o Rock in Rio em Lisboa, que tem o mesmo porte do Planeta, entendemos que não poderíamos deixar de cobrir os principais eventos brasileiros”, destaca Antonia Goularte, editora do Promoview. “É importante mostrar aos leitores a maneira que as marcas interagem promocionalmente com o público, o que mais uma vez fizemos nessa nossa primeira cobertura de 2011”, finaliza.
Mas além da cobertura local promoview também analisa a performance dos sites na internet e logo na manha do sábado, após o primeiro esfoço de atualização da noite anterior, fomos conferir a quem estava melor posicionado usando como referencia o buscador google.
Logo ao chegar no local do evento fomos checar as questões de segurança para a noite de estreia. Percebemos que o Planeta Atlântida está muito bem organizado, com um efetivo de mais de 800 pessoas envolvidas diretamente com a segurança do evento, que orienta e auxilia na coordenação de filas, na liberação do fluxo de pessoas, controla a entrada e cuida da segurança externa e interna dos “planetários”.
A estrutura de segurança, entre pública e privada, que está atendendo o Planeta SC 2011 está composta por:
– 420 agentes de segurança privada;
– 30 agentes socorristas e brigadistas de incêndio;
– mais de 200 agentes da Polícia Militar;
– mais de 120 agentes da Polícia Civil.
Além disso, o evento conta com uma estrutura de inteligência em segurança, a qual opera em uma sala de monitoramento de câmeras, com a cobertura de grande parte do evento. Só na área de revista de público foi empregado mais de 80 agentes de segurança privada e também há revista praticada por policiais militares nos acessos. A abertura dos portões acontece às 16h.
O Núcleo do Planeta: o Palco Central
Área
– 20 metros de diâmetro (aproximadamente 315 m²)
– 18,5 metros de altura formato 360°
– piso central giratório, sendo que a borda e colunas são fixas
– 800 m² de palco e áreas de trabalho
– 400 m² de área de camarim para artistas do palco central
Áudio
– Seis sistemas de PA (caixas) montadas nas 06 vértices do palco para cobertura 360°
– Sistemas de Delay para o público, espalhados na área, e sistema de reforço de áudio no camarote
– 150 caixas de som
Iluminação
– Quatro painéis de Led de 25 m² cada, localizados nas extremidades das passarelas do palco, 2 para arena e 2 para camarote
– 120 m² de tubo Led em toda circunferência do palco, totalizando aproximadamente 30.000 píxeis
– Cinco geradores com capacidade de fornecer até 1,5 megawatts (palco central)
– 100 moving lights, equipamentos dotados de sistema de movimento de 360°, com troca de cores e projeção dos desenhos gráficos
– Nove geradores para abastecimento de energia do Sapiens Parque, exceto Palco Central, que terá geradores especiais
– 800 mil Watts de luz convencional
– 250 lâmpadas Par-64 em cada um dos palcos – se todas essas lâmpadas fossem direcionadas para o céu, um único ponto, numa noite escura, poderia ser identificado da Lua, a olho nu, um ponto brilhante
Ainda na Órbita do Planeta
Áreas
– 60.000 m² de diversão
– 70.000 m² no estacionamento oficial do Planeta, para planetários de arena e camarote
– 4.500 m² de área do Camarote
– 7.500 m² de área de entorno do Camarote (praça de alimentação, entrada e banheiros)
– 2.400 m² de área do E-Planet
– 12.500 m² de corredor de escape
– 220 metros lineares de fechamento cercando a área
Saídas de Emergência
– 15 placas de saídas de emergência sinalizadas
– 220 metros lineares de saídas de emergência sinalizadas
Banheiros
– 400 banheiros químicos à disposição dos planetários. Cada um com capacidade de 4500 utilizações.
Equipe
– Quatro mil pessoas credenciadas trabalhando diretamente na operação. Tem mais outros três mil indiretos.
– Equipe técnica do Planeta composta por mais de 300 pessoas;
Saiba Mais:
– 25 carretas, com 14 metros e capacidade de até 35 toneladas, utilizadas no transporte das estruturas e equipamentos dos artistas
– 200 veículos (entre caminhões, ônibus, kombis e vans), fora a frota indireta nas origens de cada artista, o que dobraria este número para mais de 400 veículos
– Fios e cabos que, se colocados em sequência, seriam capazes de percorrer uma distância superior a 120 km.
Saúde por Conta da SOS Unimed
Para garantir o bem-estar do público do Planeta Atlântida 2011 – Santa Catarina, a equipe da SOS Unimed preparou o plantão nos dois dias do evento, 14 e 15/01. Este é o 13º ano consecutivo que a Unimed Grande Florianópolis cuida da saúde dos planetários.
Durante os shows, estão disponíveis duas ambulâncias do tipo D (completas) e um ambulatório fixo com uma equipe de 22 médicos, oito enfermeiros, 22 técnicos de enfermagem, dez socorristas, dois farmacêuticos e dois técnicos administrativos para cuidar dos festeiros de plantão.
Dicas para Curtir o Festival com Saúde:
– Usar roupas leves e confortáveis;
– Calçar tênis e levar uma pochete (em vez de mochila) é sempre mais prático;
– Não esquecer da hidratação, beber muita água;
– Alimentar-se bem! Repor as energias, alimentado-se com frutas, verduras e pratos leves (aposte no macarrão, rico em carboidratos e com pouca gordura).