O esquema de segurança do Planeta Atlântida 2015 contará com aparelhos herdados da Copa do Mundo em Porto Alegre.
Centenas de pessoas, do setor público e privado, estarão trabalhando nos dois da festa para garantir que o evento ocorra sem transtornos. Serão dois dias de shows, nesta sexta-feira (30/01) e sábado (31/01) na Praia de Atlântida em Xangri-Lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Os detalhes do planejamento dos órgãos públicos em relação ao festival foram anunciados no dia de 28 de janeiro, em uma reunião em Capão da Canoa. O alvará do Corpo de Bombeiros foi obtido pela organização na terça-feira (27/01).
Foto: Renata Germano.
O equipamento chamado Plataforma de Observação Elevada (POE) foi empregado no Caminho do Gol, durante o Mundial na Capital do Rio Grande do Sul, e foi elogiado por moradores e turistas.
O mesmo aparelho será usado nos arredores da sede campestre da Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), onde ocorre o Planeta Atlântida. O uso possibilita às entidades de segurança pública condições de visibilidade privilegiada para acompanhar o movimento de acesso e saída do evento.
“O aparelho captura imagens até 30 km de distância. É uma tecnologia de primeira, uma novidade que vamos empregar em nosso esquema de segurança do festival, destacou o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral Norte, coronel Rogério Alberche.
A área da Saba, de mais de 67 mil metros quadrados, comporta cerca de 47 mil pessoas por noite. Serão dois dias de evento, com 14 horas de festa em cada um. Todo o espaço será monitorado pela Central de Comando e Controle, instalada dentro do Planeta Atlântida.
“Hoje temos dez câmeras que fazem o controle externo e interno, além de 12 câmeras fixas que monitoram áreas específicas como o acesso do público, a vistoria na entrada, etc.”, lista o coordenador da segurança do Planeta Atlântida, Gustavo Caleffi.
Além dos seguranças contratados por uma empresa privada, que cuidarão da parte interna, haverá uma Delegacia de Polícia dentro da Saba e um posto médico, equipados com mais de 50 profissionais. Policias militares, civis, do Comando Rodoviário da Brigada Militar, Samu, agentes da prefeitura, entre outros profissionais, ficarão na área externa, monitorando o acesso e saída dos planetários.
“É muito crítico o controle de menores de idade. Na primeira triagem, na entrada, teremos o controle da idade do público, com verificação dos documentos”, salienta Caleffi.
Ainda na área externa, policiais do Comando Rodoviário da Brigada Militar vão percorrer vias e estradas que dão acesso à Saba, fazendo barreiras de fiscalização e vistorias nos veículos.
Mais tarde, representantes de entidades de segurança pública fizeram uma vistoria nas instalações do Planeta Atlântida. A área foi percorrida por profissionais da prefeitura de Xangri-lá, Polícia Civil, Brigada Militar, Conselho Tutelar, Promotoria e Juizado da Infância e da Juventude. Todos os acessos, as estruturas internas, o posto médico, as saídas de emergência e demais infraestruturas do evento foram conferidos de perto.
Além dos shows – são mais de 50 atrações – entre as novidades da 20ª edição está um espaço destinado para food trucks, com cardápio especial para o público da arena e camarotes, e a Arena UFC Experience, que vai transmitir ao vivo a luta do brasileiro Anderson Silva no sábado (31/01) em sua volta ao octógono.