A Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá pela primeira vez em sua história um evento híbrido misturando regatas virtuais e presenciais.
Depois do sucesso de 2020, no início da primeira onda de Covid-19, os organizadores da competição decidiram manter no calendário as provas on-line feitas pelo aplicativo Virtual Regatta Inshore.
Leia também: Semana de Vela de Ilhabela 2021 está confirmada.
As inscrições estão limitadas a 76 participantes. As regatas serão disputadas de 20 a 22 de julho e transmitidas ao vivo pelos canais oficiais.
As classes escolhidas para a 48ª edição são: Offshore, J-70 e Fareast 28. A comissão vai definir quais raias serão simuladas as disputas e os velejadores virtuais podem jogar por meio de celulares, tablets e computadores. O aplicativo da VR está em Android e IOS.
Já-a tradicional regata de oceano será realizada de 24 a 31 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), reunindo centenas de barcos das classes ORC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, Mini Transat, Multicascos, C30 e HPE25 nas provas. O evento tem parceria histórica com a Prefeitura de Ilhabela.
“As principais regatas de oceano do mundo já adotam o modelo de competições on-line em paralelo às disputas na água. A organização da Semana Internacional de Vela de Ilhabela está atualizada com os eventos internacionais e ouve o feedback dos velejadores virtuais, que cada vez mais se aprimoram, ou seja, treinando e aprendendo mais sobre o Virtual Regatta e outros aplicativos simuladores.”, explicou Mauro Dottori, organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
A fase classificatória da Virtual Edition da Semana de Vela de Ilhabela terá ao todo oito provas com um descarte e será disputada nos dias 20 e 21 de julho. Os barcos serão distribuídos em até quatro grupos: Verde, Amarelo, Azul e Branco.
Para as disputas do dia 20 de julho, as distribuições dos competidores nos grupos serão feitas de acordo com o resultado atualizado do Ranking Nacional de Virtual Regatta. Para as disputas de 22 de julho, a ordem dos competidores nos grupos será feitas de acordo com a súmula do dia anterior.
Os-16 melhores da fase inicial avançam para a grande final, que terá quatro regatas com um descarte do pior resultado. O evento será válido para o Ranking Nacional de Virtual Regatta. A largada será dada três minutos após a postagem da senha no Quadro Virtual de Avisos.
Em 2020, o gaúcho Phillipp Grochtmann foi o campeão da 47ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Virtual Edition. O velejador venceu a regata final e superou o brasiliense Lucas Rocha Dantas (@Lucas RD), de apenas 15 anos, que ficou em segundo. O velejador de Ilhabela Samuel Solano (@thinkinghard) ficou com o bronze.
A competição contou com 76 velejadores virtuais de 12 Estados. Foram realizadas 20 provas em várias cidades do mundo pelo Virtual Regatta.
“É uma honra para nós velejadores reais e virtuais ter mais uma vez a Semana de Vela como um evento do calendário eSail. É esperada por todos velejadores do Brasil seja no monotipo ou no oceano. O calendário com as regatas virtuais nos deixa esperançosos por esse dia, por ser o segundo evento do ano. Certeza que teremos grandes regatas literalmente dentro e fora do mar.”, explicou Luis Santos, coordenador da comunidade Virtual Regatta Brasil.
A vela on-line ganha cada vez mais praticantes no País. Só na comunidade Virtual Regatta são quase 200 jogadores ativos, com regatas abertas diariamente de manhã até a noite.
“Vamos fazer quase 40 regatas, que são muito rápidas e divertida. Vemos que muitos velejadores virtuais se interessaram em participar da versão na água devido ao sucesso do ano passado e vice-versa. É importante ver que pessoas de todas as idades querem estar presente no nosso evento. Por isso não medimos esforços em buscar informações com as regatas parceiras no mundo e também com o desenvolvedor do Virtual Regatta.”, contou Vanessa Lombardi, produtora oficial da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
Foto: Marco Yamin/Sectur Ilhabela.