Durante a cerimônia de abertura do SET EXPO, o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, mostrou como a tecnologia de transmissão e consumo de conteúdos transformou o paradigma para novas e já estabelecidas companhias de produção e broadcasting.
O evento, que vai de 21 a 24 de agosto, no Expo Center Norte, combina a exposição nos estandes com o 29º Congresso de Tecnologia.
De acordo com a apresentação do executivo do Google, o aparelho de TV ainda é a principal tela, mas seu uso parou de crescer. Em 2015, nos Estados Unidos, por exemplo, 60% dos millennials (nascidos entre meados dos anos 1980 e os anos 2000) ainda preferiam a televisão, mas 26% optavam pela tela de um computador. Aparelhos móveis eram 14% da preferência.
Em comparação, a TV é escolha de 79% da geração X (nascidos entre 1960 e o começo da década de 1980), e de 86% dos baby boomers (nascidos durante o pós-Segunda Guerra Mundial e a década de 1960).
As receitas publicitárias refletem essa mudança e, por isso, "devemos pensar em vídeo e não em televisão – refletiu Coelho – e nosso papel é justamente ajudar companhias a gerar valor na economia digital. O ser humano continua o mesmo, mas hoje possuímos expectativas muito diferentes.
O consumidor é muito mais impaciente e arisco, e as empresas precisam entender qual é o papel que desempenham para diminuir essa fricção". Como exemplos de dentro da companhia, o executivo mostrou que o Brasil é um dos cinco principais países do Google na utilização de plataformas e que o Waze tem São Paulo como principal cidade..