Os números alcançados pela quarta edição do Shimano Fest, maior evento de bike e pesca da América Latina, comprovam o crescimento destes mercados no País.
Em termos de público, o festival registrou aumento de 20% comparado ao ano passado, quando 7.500 pessoas estiveram na Fazenda ASW Off-Road Park, em Mogi das Cruzes, Região Metropolitana de São Paulo.
Neste ano, 9.052 pessoas conferiram as novidade dos dois segmentos em 2013, além de participar de diversas atrações interativas, como test-ride de bikes e arremesso de isca. A quantidade de empresas também aumentou.
Em 2012, foram 45 expositores. Na atual edição, o número subiu para 55, um aumento de 22%. Outro número impactante é o valor investido pela Shimano e demais empresas envolvidas no projeto: dois milhões de reais.
Entre os 55 expositores, um total de 110 marcas distintas foram apresentadas aos visitantes, nas áreas de bike e pesca.
Caloi, Haro Bikes, LM, Santa Cruz, Soul, Specialized e Trek foram algumas das empresas de bikes presentes no evento. Na área de pesca, garantiram presença, Yamaha, Nascimento Turismo, Pesca Alternativa, Quest, Revista Pesca & Companhia, Fishing Pro, entre outras.
Cinco das sete empresas distribuidoras da Shimano no Brasil montaram seus estandes no Shimano Fest: Isapa, Biape, LM Bike, Mix Bicicletas e Joy Tech. A Vila dos Expositores ocupou uma área de total de 132 mil metros quadrados e o evento reuniu um staff de 550 pessoas.
O Shimano Fest 2013 registrou outros números expressivos. Passaram pelo bicicletário cerca de 1100 bikes, ou seja, 12% do público pedalou para chegar à Fazenda ASW. “Um número incrível se levarmos em conta a distância que esses ciclistas percorreram. Alguns pedalaram 80 km, caso dos grupos de pedal Pediverde, presente no sábado com 92 bikers, e o CAB (Clube dos Amigos da Bike), que levou 80 bikers no domingo”, contabiliza Alexandre Okazaki.
Além dos grupos de bike que pedalaram até Mogi, o Pedala Corinthians, do departamento de ciclismo associativo do clube paulistano, também marcou presença no Shimano Fest. No domingo, um ônibus vindo de São Paulo levou cerca de quarenta ciclistas corintianos, que puderam aproveitar todas as atividades da programação.
O sucesso da interatividade, um dos principais focos do evento, comprova-se na quantidade de test-rides realizados durante os dois dias. Foram preenchidas 1.240 fichas.
“Os consumidores querem conhecer as novidades do mercado. Neste ano criamos uma pista de mountain bike com um percurso de 1 km, trazendo uma experiência próxima da realidade, com trechos de terra, curvas, troncos e single tracks”, conta Alexandre.
A tenda do Bike Anjo, onde as crianças contaram com a ajuda de monitores para darem suas primeiras pedaladas sem o uso das rodinhas, registrou a participação de 250 pequenos ciclistas.
O evento também gerou muitos negócios e visibilidade aos expositores. Os lojistas venderam mais do que venderiam num fim de semana de comércio normal. Na pesca, um barco completo foi vendido, além de várias bikes, algumas delas no valor próximo a 17 mil reais.
Além das vendas realizadas por algumas das empresas expositoras, o Shimano Fest arrecadou quatro toneladas de alimentos não perecíveis destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes.