Shopping

App nas ações promo aumenta a participação

O comportamento de compra dos consumidores brasileiros, em relação ao uso da tecnologia, tem registrado sinais importantes de mudanças, em especial nos shopping centers.

O comportamento de compra dos consumidores brasileiros, em relação ao uso da tecnologia, tem registrado sinais importantes de mudanças, em especial nos shopping centers. O maior grau de exigência dos clientes, dispostos a usar recursos tecnológicos em suas compras, como o Autoatendimento, se reflete também nas ações promocionais, aumentando a demanda por esse tipo de solução.

Essa tendência é o que aponta o recente levantamento feito pela CRMall, especialista em CRM e promoções, sobre o Natal 2017. Os números mostram que, das mais de 80 ações de marketing promocional realizadas no final do ano passado, em 12 Estados brasileiros, 55% foram de Autoatendimento com a solução Prizor, contra 45% no formato tradicional, o que representa um incremento de 10% no uso dessa tecnologia.

Segundo os dados da empresa, no total, foram processados cerca de seis milhões de notas fiscais, somente em dezembro, que resultaram numa movimentação financeira de mais de um bilhão e 500 milhões de Reais nos empreendimentos que adotaram o Autoatendimento em suas campanhas.  Essa tecnologia permite que o cliente crie ou acesse seu cadastro, digitalize suas notas fiscais e imprima seus cupons para participar das promoções via iPad ou App.

Os números apurados pela CRMall também revelam que, além do Autoatendimento, o uso dos aplicativos vem aumentando consideravelmente em todas as faixas etárias. Nas campanhas analisadas atingiram a marca de 9%, percentual expressivo e que avança ano a ano.  Esse novo sistema faz sucesso entre os mais jovens, que estão cada vez mais tempo conectados nos seus smartphones, mas vem ganhando adeptos entre os adultos e também o público da terceira idade.

Segundo o CEO da CRMall, Antonio Carlos Braga Jr., os dados mostram que intensificar a política de promoções usando os aplicativos é uma estratégia inteligente e necessária, pois aumenta em mais de 50% a adesão às campanhas, número bem superior à média do mercado, que gira em torno de 18%.

“Diante desse novo perfil de consumidor, os varejistas estão fazendo investimentos cada vez maiores em tecnologia, alinhado às tendências de Omni-Channel e do mercado mobile, com o objetivo de facilitar a vida do cliente e melhorar sua experiência.”, destaca Antonio Carlos.

Outra informação relevante mostra que os sorteios são o formato preferido dos consumidores: 88% participa desse tipo de promoção contra 56% do Compre&Ganhe. As mulheres também são maioria. Representam 62% de participação, contra 38% dos homens.