Doze mulheres com histórias diferentes, porém com algo em comum: a luta contra o câncer.
Assim como outras mulheres pelo mundo, elas viviam bem até descobrirem a doença e verem seu mundo virar de ponta cabeça.
Após receber o diagnóstico, surgiram as dúvidas e inseguranças e depois de iniciar o tratamento, enfrentaram alguns dos momentos mais difíceis dessa luta, como a quimioterapia, a radioterapia e os diversos medicamentos.
Com tudo isso, muitas tiveram que lidar com a queda dos cabelos, remoção total ou parcial das mamas (mastectomia) ou outros órgãos, dores, alterações hormonais e diversos efeitos colaterais que acabaram afetando e muito, a autoestima de todas elas.
“Quando recebi o diagnóstico deixei de me cuidar completamente. Perdi a vaidade e o único cuidado que tinha comigo mesma era a parte da medicação. Quando comecei a quimioterapia então, nem me olhava no espelho, pois evitava a todo custo qualquer reflexo. Não é apenas a perda de cabelo, você perde os cílios, sobrancelhas, adquire olheiras, pele ressecada e de repente se descobre num corpo estranho, diferente.”, revela Marjhorie Andrade de Azevedo, 39 anos de idade, que luta contra o câncer de câncer de mama.
Com o intuito de ajudar mulheres como a Marjhorie a redescobrirem sua autoestima e para inspirar muitas outras, surgiu o projeto fotográfico “Empoderamento Feminino: Um novo olhar sobre a vida", que neste ano lança sua segunda edição.
Criado por pessoas que tiraram um tempo do seu dia para se dedicar de forma voluntária, o projeto proporcionou a essas doze mulheres, todas participantes dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Bem Viver, uma tarde de beleza acompanhada de sessão fotográfica.
Além disso, por meio do empoderamento feminino, estimulou elas a voltarem a acreditar em si mesmas, mostrando que é possível retomar as rédeas da própria vida, propondo uma reflexão sobre a capacidade de superação e transformação humana.
“Quando fui convidada para as fazer fotos, pensei em recusar, mas resolvi encarar como um desafio. Mais um. Ganhei um dia de princesa, com direito a maquiagem, cabelos produzidos e um ensaio fotográfico que eu nunca havia feito. Só me olhei no espelho depois de fazer as fotos e, me arrependi de não ter me visto antes. Após as fotos me senti viva depois de tanto tempo. Me olhava como se estivesse naquele momento me reencontrando. Foi fundamental pra mim. Foi incrível.”, completa Marjhorie.
O resultado das fotos será apresentado às mulheres, assim como para todo o público, no dia 05 de novembro, a partir das 19h, quando o Instituto Bem Viver lançará oficialmente a segunda edição da Exposição “Um novo olhar sobre a vida”. As imagens, feitas pela fotógrafa Cristina Estefano ficarão expostas até 30 de novembro, na loja 10 (corredor da Nobel, em frente a escada rolante), do Shopping Itaguaçu, na cidade de São José (SC).
Quem for visitar a exposição poderá prestigiar também as atividades que são realizadas todos os dias no Instituto e contribuir com a campanha de Natal, que visa arrecadar alimentos que serão destinados aos portadores atendidos.
Terça-feira (06) as meninas mostrarão alguns passos de zumba. Quarta-feira (07) é dia de tentar a sorte no jogo de bingo. Na quinta-feira (08) elas farão uma demonstração das atividades físicas realizadas por meio do MEM (Mulheres Em Movimento) e na sexta-feira (09) é dia de aula de artesanato. O acesso ao espaço será gratuito.