Pelo segundo ano consecutivo no Praia de Belas, o evento Volta ao Mundo reúne este mês sete países: Índia, Turquia, Paquistão, Tunísia, Itália, Egito e Brasil, que estão expondo artesanatos de alto padrão e vários objetos típicos de suas culturas. A feira ocorre até 31 de julho na Praça das Artes, 1º piso do shopping, e pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos, das 14h às 20h, com entrada gratuita.
Os artigos, com valores entre R$ 5 e R$ 5 mil, em sua maioria foram produzidos por famílias e comunidades que têm no artesanato uma fonte de renda, podendo ser adquiridos por preços mais em conta por se tratar de venda direta. São peças de decoração como tapetes, lustres e luminárias; quadros, toalhas e colchas; acessórios femininos como bijuterias e semi-joias, bolsas, sapatilhas, sandálias; utilitários para o lar, como pratos, copos, talhares e travessas.
O evento é uma oportunidade para conhecer um pouco dos costumes de cada país. Além do contato com os expositores, é possível fazer a leitura dos painéis que contornam a feira – eles contam um pouco da história e da região de onde vêm as peças expostas. O objetivo é valorizar o trabalho artesanal e estimular o interesse dos visitantes em relação à cultura dos países presentes.
Entre as peças que podem ser encontradas, estão os tradicionais lustres de vidro colorido da Turquia, bolsas, tapetes, colchas e mantas da Índia, acessórios femininos feitos com cristais de Murano, da região de Veneza, na Itália, cerâmicas pintadas â mão da Tunísia, acessórios femininos (bolsas, sandálias e sapatilhas) coloridas do Paquistão, os famosos papiros pintados à mão do Egito, e, do Brasil, a grife de moda do gaúcho Plínio Petinga, com modelos exclusivos da marca Puro Brazil.