Shopping

“Gibizeira” leva o universo dos quadrinhos de 9 a 17 de abril para o Caxias Shopping

<!--StartFragment-->Começa nos dias 9 e 10 com encontros de quadrinistas que vão expor e vender sua arte, além de receber o público para autógrafos e bate papo<!--EndFragment-->

O Caxias Shopping abre espaço para o universo dos quadrinhos entre os dias 9 e 17 de abril durante a “Gibizeira”.

O evento, organizado por um coletivo de artistas da Baixada, vai contar a história de 147 anos do quadrinho brasileiro, que começou com o ítalo-brasileiro Ângelo Agostinho, em 1868, com o registro das “Aventuras de Inhoquim”, até chegar aos dias atuais, com o surgimento da internet e das novas formas de fazer, divulgar e consumir a arte dos quadrinhos.

"Esta exposição representa muito bem a vocação do Caxias Shopping em mostrar arte de qualidade para o público.  

Somos um equipamento comercial mas, nos tornamos um dos principais espaços de cultura e lazer da Baixada Fluminense. Carregamos em nosso DNA o compromisso de fomentar a cultura na região. E é assim que temos trabalhado desde a inauguração” explica Cristiana Legey, Gerente de Marketing do Caxias Shopping.

Começa nos dias 9 e 10 com encontros de quadrinistas que vão expor e vender sua arte, além de receber o público para autógrafos e bate papo. Nestes dois dias, os adeptos do “cosplay” também estarão presentes.

Quem quiser pode ir com as roupas de seus personagens favoritos. E de 9 a 17 de abril, o público poderá visitar a “Exposição de Quadrinhos” que terá painéis com a história dad HQs no Brasil, imagens das capas mais famosas desde 1876, com traços em preto e branco, até as capas atuais da “Capa Comics”.

Um verdadeiro registro da arte em forma de quadrinhos. O evento é gratuito e tem apoio cultural da Secretaria de Cultura de Duque de Caxias.

Entre os destaques do evento está o personagem “Detrito”, um professor que cai no Rio Sarapuí, na Baixada Fluminense, e se transforma em um super-herói que encarar monstros nojentos e perigosos.

A personagem foi criada pelo cartunista João Carpalhau, fundador da Capa Comics, editora que produz as histórias em quadrinhos de “Detrito”, “Grafiteira”, “Não Tão Super” e “Polly & Pumpkins” entre outros. Os artistas contam ainda com o site da editora, o capacomics.com, onde diversos quadrinhos gratuitos estão disponíveis para leitura.

Atualmente, o coletivo produziu o curta animado “A Vingança do Detrito” com dublagem dos renomados Ricardo Juarez e Wirley Contaifer. Um game que conta a origem do anti-herói “Não Tão Super” e um filme sobre o “Detrito” também estão em fase de produção. Vale conferir!

 “Esta parceria entre a Capa Comics e o Caxias Shopping é um namoro que já vem de algum tempo. Sem dúvidas, trata-se de uma atitude visionária para um centro comercial oferecer visibilidade a arte e a cultura para o grande público. A melhor parte disso? Estar com o povão mostrando que a realidade brasileira está no gibi”, diz João Carpalhau.

Coletivo de quadrinistas da baixada

A história do coletivo começou em 2013, quando os quadrinistas da Baixada Fluminense se uniram para colocar sua realidade no gibi.

Assim, nasceu a primeira edição, lançada na, retratada na capa da revista com uma invasão de personagens dos quadrinhos para lá de fantástica. De lá para cá, o grupo vem se especializando, participando de vários eventos, workshops e até do Festival Internacional de Quadrinhos, que aconteceu em Minas Gerais.

“Acreditamos que o incentivo a projetos culturais é uma forma de fazer parte do cotidiano do município e de toda a Baixada Fluminense, além de ser um caminho para o desenvolvimento. O projeto do coletivo de quadrinistas é um retrato da arte que está viva e em crescimento na região”, completa Cristiana Legey, Gerente de Marketing do Caxias Shopping