Marcelo Tabacchi, CEO da Faber-Castell no Brasil, destacou a operação local dentro da empresa que está presente hoje em mais de 70 países.
Veja também: 2a1 e Mauricio de Sousa Ao Vivo inauguram "Estação Turma da Mônica"
Ele apontou que o Brasil é muito importante para a Faber-Castell, tem 2.600 colaboradores (dos sete mil pelo mundo), três fábricas e produção de mais de cinco milhões de lápis por dia.
O novo projeto nasce no País também em função de sua representatividade para a companhia.
"Nossa empresa tem quatro princípios e valores muito sólidos: Competência e tradição, qualidade excepcional, criatividade e inovação, e resposabilidade sócioambiental. O que estamos fazendo aqui é transformar esses valores em algo tangível, pensando em como gerar impacto e riqueza para as pessoas. Esse é o nosso terceiro pilar se materializando.", acrescentou.
O espaço é voltado para crianças de seis a 12 anos de idade (de segunda a sexta, para grupos escolares) e seis a 14 (sábado e domingo, para público geral). O local fica no piso superior da Livraria Cultura do Shopping Market Place, e, além do ambiente de criação, tem uma loja com centenas de itens dentro o catálogo de dois mil produtos da marca.
A parte de criação tem cerca de 700m² com mesas colaborativas e materiais que vão de lápis à máquina de impressão 3D. As crianças assistem a um desenho do Esquadrão Eureka, grupo formado por quatro personagens criados pela marca: Samuca, Pandora, Gigio e a cadela Engenhoca.
São 12 vídeos diferentes, que podem ser escolhidos pelas escolas para serem trabalhados em paralelo ao conteúdo em sala de aula. Cada desenho propõe um desafio, por exemplo, como será a cidade do futuro e como torná-la mais acessível e segura para idosos?
Em pequenos grupos, as crianças discutem a questão, pensam em soluções e materializam as ideias. Os projetos são discutidos entre os grupos, estimulando o debate e feedback. No final, as crianças gravam um vídeo compartilhando o que desenvolveram. Além desse material que pode ser usado pela escola, a dinâmica no Espaço da Faber-Castell é filmada por câmeras 360º e pode virar um vídeo em time-lapse.
A participação das crianças pode ser em grupos de escola, acompanhadas dos pais, amigos ou sozinhas com o apoio de monitores.