Ao longo de todo este mês de novembro, quando se marca o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Shopping Park Botucatu promove a exposição “Não parece, mas é Racismo”.
Trata-se de uma campanha de enfrentamento ao racismo, organizada pelas Promotoras Legais Populares e a Assessoria Especial em Políticas de Inclusão da Prefeitura de Botucatu, com a colaboração da fotógrafa Malu Ornelas, da maquiadora Maria Pia, Unicesumar e Grupo Caio.
A mostra exibe fotos de pessoas negras e frases, enraizadas na sociedade por gerações, e que escondem um teor ofensivo e de preconceito racial.
A-campanha, que tem sido veiculada desde abril deste ano em redes sociais e outdoors da cidade, é de cunho educativo e objetiva a quebra de estereótipos.
“É importante o Shopping Park Botucatu abraçar uma ação de enfrentamento ao racismo. Construir uma cultura antirracista, por meio de campanhas e falas do nosso cotidiano, é um passo importante e Botucatu fez isso o ano todo, com a participação da comunidade negra, modelos da sociedade e diversos movimentos negros, que vieram e contaram suas histórias respondendo a essa violação.”, enfatiza Isabel Silva, promotora legal popular preta.
Fotos: Divulgação.