Deitada em um ambiente de descompressão, Hellen Rodrigues, de 16 anos, sorria como se estivesse vivendo algo inédito durante a inauguração da Sala de Aconchego do Canoas Shopping, destinada ao acolhimento de famílias atípicas. Ela estava usando, pela primeira vez, um abafador de ruído, também emprestado pelo empreendimento.
A sala, com uma luz mais baixa, uma lua iluminada na parede e almofadas sobre um tablado foi criada para ser um ambiente onde crianças e adultos autistas possam se auto-regular em meio a uma crise. O espaço – com a temática do fundo do mar – conta ainda com murais sensoriais, um ambiente de interação com luzes, mesas para desenhar e outros locais para relaxar.
“As salas multissensoriais são ambientes criados para acolher crianças ou adultos atípicos. São espaços aconchegantes e seguros, que também permitem a interação e a diversão”, explica Marli Schneider, superintendente do Canoas Shopping.
A instalação destes espaços está crescendo e eles já podem ser encontrados em aeroportos, parques e até estádios de futebol. No Rio Grande do Sul, é a primeira localizada em shopping centers. O acesso é gratuito e o funcionamento da sala é das 10h às 22h, mesmo horário de funcionamento do empreendimento.
“A pessoa com autismo busca sensações, não apenas o visual. Por isso, esse ambiente será um ambiente de interação, onde eles poderão sentir, tocar, experimentar o espaço”, explica o Coordenador de Operações do Shopping, Marcelo Hlebczuk.
A ideia de projetar o ambiente, inaugurado nesta segunda-feira (29/04), no aniversário de 26 anos do Shopping, surgiu após a realização de pesquisas com os frequentadores do Shopping. Durante o dia de inauguração também foi realizado o 1º Encontro Conectando Vidas, promovido pelo Instituto Meiriane Azeredo – Centro Clínico e Educacional de Psicologia, referência no Rio Grande do Sul no assunto.
O público pode esclarecer dúvidas e conversar com profissionais da área sobre autismo. Além disso, crianças e adolescentes, do espectro ou não, socializaram através de atividades lúdicas.
A iniciativa é uma cooperação com a Causa Nobre, empresa que desenvolve projetos sociais e é referência na área em Canoas. “As pessoas que vivem o autismo não devem ser lembradas somente no dia dois de abril. Empreendedores, professores, líderes de entidade, cidadãos, sejam a luz da mudança. Escolham fazer parte do grupo daqueles que verdadeiramente transformam o mundo em um lugar melhor com ações e não apenas com palavras”, convida Igor Bueno, um dos fundadores da Causa Nobre.
A entidade já foi responsável pelo treinamento sobre Autismo, realizado com funcionários do Shopping em janeiro e que foi estendido aos lojistas em abril. Uma segunda etapa ainda está prevista para maio.
“Sabemos que temos um longo caminho, que passa especialmente pela capacitação e conscientização das pessoas sobre o autismo e outras deficiências ocultas, mas entendemos que trazer esses temas para debate é o início da mudança”, disse a Superintendente do Shopping, Marli Schneider.