“O papel mais importante de todos é o de todos nós”. Com esse espírito colaborativo e de união, o Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS) lança uma grande campanha dedicada a importância da entidade e os benefícios que oferece para fortalecer o mercado publicitário gaúcho, hoje formado por 480 agências de propaganda multicanais, 50% delas localizadas na Capital e a outra metade no Interior.
O objetivo da campanha é também contribuir para ampliar o quadro de associados do Sinapro, que hoje congrega 60 agências associadas no Estado.
Foto: Divulgação.
Fortalecimento da Pequenas e Médias Agências do Interior
Criada pela agência Global, as peças veiculadas em jornal, rádio, internet, busdoor, outdoor e em bancas de revistas. Dentro desta estratégia de reaproximação, também será lançado um site.
“A prioridade número um da nossa gestão foi equalizar contas, capacitar equipes e criar uma grande cesta de benefícios relevante focada na valorização, orientação e proteção do negócio das agências gaúchas, diz Delmar Gentil, presidente da entidade.
“Agora, com a casa em dia, temos serviços qualificados que justificam lançar uma campanha de valorização e chamamento, fundamental para profissionalizar e expandir o mercado e atrair novas agências como parceiras desta grande visão, que é fortalecer o nosso segmento, alinhado com os grandes movimentos nacionais.”, complementa Delmar.
“Neste momento, um dos principais projetos do sindicato é trabalhar focado nas pequenas e médias agências e intensificar o trabalho no Interior do Estado, tanto que acabamos de convidar o publicitário Fernando Silveira, da agência Integrada, de Porto Alegre, para fazer parte da nova diretoria com a meta de cuidar do relacionamento com esses públicos.
Novo Modelo de Gestão
Desde que assumiu a gestão do Sinapro-RS junto com a nova diretoria, em janeiro de 2013, Delmar Gentil vem reconfigurando o papel da entidade sindical. “Nosso propósito é ser protagonista na definição de decisões estratégicas do setor.”
Um exemplo é a integração da entidade à Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), inclusive com membros da diretoria do Sinapro-RS na atual gestão.
O ganho de relevância do Sinapro-RS também trouxe outros resultados. Nos últimos quatro meses, três agências ingressaram no quadro de associados: a Selling – Outlier Thinking, que trabalha gestão de marcas e novos negócios; a JWT, agência mais antiga do mundo e a primeira multinacional do setor a se estabelecer no Brasil; e a AMA, uma das mais premiadas do Rio Grande do Sul.
Benefícios e Modalidades Promocionais
Na cesta de produtos e benefícios do Sinapro-RS, está a parceria com um corpo jurídico referencial no País, que trata desde questões trabalhistas à orientação tributária e de licitações; negociação de Acordo Coletivo de Trabalho (dissídio), emissão de certificado de regularidade e habilitação para participação em licitações públicas; informativo semanal sobre mudanças na legislação e atividade publicitária; cursos e eventos, convênios e consultoria, entre outros.
“Apenas como exemplo de inovação, importante citar que o Sinapro-RS atualizou e criou a versão impressa da tabela referencial de custos internos de produção. Com 27 páginas, cerca de 50 novos itens foram incluídos, além de um detalhamento de critérios de negociação e a criação de um glossário com termos utilizados pelo setor”, diz Delmar.
Para beneficiar os novos associados, o Sinapro-RS também criou mensalidades variáveis, de acordo com os diferentes momentos do negócio e tamanhos de agências. As recém constituídas ganham seis meses de carência no pagamento de suas mensalidades, enquanto as já constituídas e ainda não associadas têm 50% de desconto também durante seis meses.