Experiência de Marca

Solange Fusco fala sobre o sucesso da Volvo Ocean Race

Em 2014, a etapa realizada na cidade de Itajaí bateu recorde de público atraindo mais de 250 mil visitantes para a Vila da Regata. Promoview conversou com a gerente de Comunicação Corporativa da Volvo Brasil para saber um pouco mais sobre esta edição.

Entre os dias 03 e 19 de abril a cidade de Itajaí (SC), receberá mais uma etapa da Volvo Ocean Race, o maior evento de vela do mundo. Mais do que uma competição esportiva, a regata já se tornou um símbolo da Volvo.

Na última edição realizada na cidade catarinense, o evento bateu recorde de público reunindo mais de 250 mil visitantes. O sucesso foi tão grande que mais uma vez Itajaí foi escolhida para receber a única etapa na América do Sul da competição.

Considerada a terceira competição esportiva com maior audiência no mundo, a Volvo Ocean Race exige um grande trabalho de logística que envolve o esforço da organização global da marca juntamente com as equipes de cada país que recebe o torneio.

SOLANGE FUSCO

Promoview conversou com Solange Fusco, gerente de Comunicação Corporativa da Volvo do Brasil, para saber mais sobre o processo de organização do evento, bem como o retorno positivo que ele proporciona para a marca. Confira!!!!!

Promoview: Nesse mês de abril a cidade de Itajaí, em Santa Catarina, receberá uma das etapas da Volvo Ocean Race, uma das regatas mais famosas do mundo . Quais são as expectativas da marca para a fase que será realizada no Brasil?

Solange Fusco: A expectativa é muito alta porque a regata já teve uma parada em Itajaí e foi uma organização impecável por parte da cidade. Em termos de público também foi uma quebra de recorde pois o evento atraiu pessoas de toda a região. Então nossa expectativa é alta pelo excelente trabalho de Itajaí para receber essa competição.

A Vila da Regata é muito organizada e bem estruturada. A comunicação tem um ótimo trabalho de divulgação mostrando as atividades de lazer do evento, convidando os paticipantes a irem ver os bascos, promovendo festas no período que os competidores chegam. Nós acreditamos que a edição desse ano será ainda maior que a última.

Promoview: Essa é a segunda vez que Itajaí sediará a única etapa da competição na América Latina. Por que a Volvo escolheu novamente a cidade para ser palco do evento?

Solange Fusco: Nós escolhemos Itajaí justamente por esse excelente trabalho na última edição. Eles investiram muito na Vila da Regata, também na infraestrutura para receber a competição, então nada mais justo do que eles receberem novamente a Volvo Ocean Race.

Além disso, nós temos também um contrato no qual firmamos um acordo para que a cidade recebesse duas edição seguidas do evento para valer a pena o investimento que Itajaí fez. Mas muito mais do que um contrato, é realmente o resultado do investimento para receber a regata em termos de estrutura física, estrutura do porto, na área de comunicação, no recorde de público, por isso eles estão recebendo novamente.

Promoview: Como foi o feedback na fase realizada no ano passado na cidade?

Solange Fusco: O retorno foi excelente também. A regata por si só já é uma plataforma de comunicação da marca muito forte, porque esse evento cruza todos os continentes e quando ela chega aqui no Brasil já tem uma mídia muito forte, também tem uma repercussão nas redes sociais. Além disso, como Itajaí teve um trabalho muito bom, e a última dição contou com gente do Brasil inteiro, o retorno foi excelente.

Eu lembro de pessoas indo para o evento dizendo “Vamos lá ver a Volvo”, e não a Volvo Ocean Race. Estão significa muito para a marca patrocinar um evento desse porte em que a população e os visitantes ficam tão extasiados quando veem aqueles barcos que deram a volta no mundo, quando chegam na Vila da Regata. Então o retorno para a marca é ótimo, por isso a Volvo vai continuar patrocinando e dando nome a esse evento.

Promoview: Uma competição dessa proporção exige muito trabalho da organização, afinal, ela percorre diferentes países exigindo uma operação de logística perfeita. Como é feito esse trabalho? Há uma única equipe que comanda toda a produção do evento ou a Volvo trabalha com grupos específicos para cada país?

Solange Fusco: Na verdade nós trabalhamos com as duas maneiras. Há uma organização global, a sede da Volvo Ocean Race fica na Espanha, na cidade de Alicante, e  nós também temos as equipes que coordenam as etapas no mundo inteiro. Além disso, cada país, cada porto que recebe a regata tem sua estrutura de organização.

Então, aqui em Itajaí foi construída uma empresa chamada Itajaí Stopover, que tem um diretor e um grupo de gestores que coordenam todas as atividades porque eles têm um trabalho muito grande. Eles são responsáveis pela preparação da cidade e da Vila para receber os barcos.

As embarcações precisam de manutenção, os velejadores precisam de hotel, de descanso, é necessário um espaço para a mídia. Todo esse trabalho é feito pela organização.

Então há uma organização central que tem suas ramificações em cada país onde a regata passa, e em cada país tem uma equipe própria. No caso do Brasil, como a sede da Volvo fica bem perto de Itajaí, nós temos acompanhado esse processo que acontece na cidade.

Promoview: A Volvo Ocean Race já se consolidou entre o cenário esportivo mundial. Qual é retorno disso para a marca?

Solange Fusco:  Então, a competição é a terceira maior em audiência mundial, ela só perde para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. A regata tem um retorno muito grande nas mídias sociais, pois, por exemplo, você pode acompanhar onde os barcos estão por meio de um aplicativo.

Então ela tem uma visibilidade grande. Em cada porto que ela para milhares de pessoas vão acompanhar o evento, então isso repercute no mundo todo. Com isso nós ganhamos visibilidade na mídia e nas redes sociais. É também uma oportunidade da Volvo estreitar seu relacionamento com os clientes.

Nesse ano nós estamos, inclusive, levando certa de mil clientes para assistir a etapa em Itajaí. Então também há esse lado do marketing de relacionamento. Nós acabamos mostrando os valores da empresa por meio do patrocínio ao evento.

Promoview: No ano passado, a etapa brasileira do torneio bateu recorde de público, reunindo mais de 250 mil visitantes durante o período que a Vila da Regata permaneceu aberta. Devido ao sucesso da última edição, vocês planejam alguma ação de live marketing para divulgar a etapa desse ano que acontecerá em Itajaí?

Solange Fusco: Nesse caso essa parte de divulgação fica por conta da organização de Itajaí. Apesar de não ter os detalhes, eu sei que eles estão planejando um esquema de comunicação muito grande, não só no Sul, mas também no restante do País.

Haverá uma programação de shows e eventos durante a chegada dos competidores, afinal, os atletas ficam três semanas na Vila da Regata. Então, com certeza, haverá um calendário bem amplo de atividades.

Veja o posicionamento global das embarcações e como está a competição neste momento, em tempo real, clique aqui