O Raça Negra já está há quase 40 anos embalando corações apaixonados e com inúmeras canções que se fazem até hoje presentes em momentos marcantes das vidas de pessoas do Brasil inteiro.
Leia também: Rio Gastronomia terá 10 marcas na 12ª edição
Foi com esse repertório popularmente clássico e pra lá de especial do conjunto, que a Som Livre convidou o público a soltar a voz nas ruas do Rio de Janeiro na sexta-feira passada. O karaokê, que é um fenômeno global, considerado também como válvula de escape e capaz de espantar todos os males, foi o protagonista da ativação.
Uma van envelopada com o conceito e identidade visual do novo álbum do grupo, “O Mundo Canta Raça Negra”, e com QR Code linkando para o disco, passou por pontos estratégicos da cidade convidando as pessoas para se divertirem com as músicas de uma das maiores e mais queridas bandas do Brasil.
Lugares-como Calçadão de Copacabana, Largo da Carioca (Centro), e Praça Varnhagen (Tijuca) fizeram parte do trajeto do karaokê móvel. Além de distribuir ingressos para o show do grupo que aconteceu no mesmo dia no Qualistage (Via Parque/Barra da Tijuca), para os participantes que conquistaram as maiores notas, a ação preparou como uma grande surpresa a presença do cantor Luiz Carlos para soltar a voz junto com o público.
A ativação criada pela Som Livre em colaboração com a agência A VERA! é parte da divulgação do novo álbum do Raça Negra lançado em todas as plataformas de música e no YouTube no último dia 08.
O sucesso “Cheia de Manias” e a novidade “A Mesma Aliança” (música de trabalho em parceria com os sertanejos Jorge & Mateus) estão no repertório romântico e divertido do karaokê, que estará disponível em diferentes línguas, como português, inglês, espanhol e até italiano, o que comprova a ideia de que pessoas do mundo inteiro cantam Raça Negra.
“O Raça Negra é um fenômeno, suas músicas são atemporais e transitam por diversos públicos e gerações. Depois de tanto tempo longe de interações e sabendo que a música tem o poder de aproximar as pessoas, queremos promover essa conexão entre fã e artista. A Som Livre acredita que esse tipo de experiência é capaz de oferecer momentos inesquecíveis para quem é apaixonado por música e nada melhor do que soltar a voz em um karaokê, uma brincadeira democrática que promove diversão na sua mais pura essência. Queremos celebrar não apenas este momento da carreira do Raça Negra, mas garantir a diversão do público também”, revelou Júlia Braga, diretora de marketing e comercial da Som Livre.
A iniciativa é um exemplo da intenção da Som Livre de conectar fãs e artistas através de experiências reais onde a música é o principal canal de conexão. A estratégia de divulgação do disco também conta com desdobramentos em outras frentes, como formatos para TV, digital e social.
Além de serem compartilhadas nas redes sociais, as imagens gravadas durante a ação do karaokê nas ruas da Cidade Maravilhosa serão exibidas em um comercial produzido pela Som Livre que será veiculado na programação da TV Globo.
Um mini-documentário, também produzido pela gravadora, a partir de cenas captadas nos bastidores da gravação do disco – realizada em um show em Florianópolis – , e de imagens de arquivo da carreira da banda, também já está disponível para os fãs. A apresentação do conteúdo ficou por conta do ator, cantor e influenciador Jonathan Azevedo, convidado para esta ação. O resultado foi lançado junto com o álbum no dia 08 nos perfis oficiais do Raça Negra no Instagram e TikTok.
O projeto audiovisual “O Mundo Canta Raça Negra” tem 23 faixas entre regravações e inéditas e conta com participações especiais da atriz Juliana Paes nas faixas “Cheia de Manias” e “Ti ti ti le le le”, além de feats com Jorge & Mateus, Dilsinho, Tierry e as atrações internacionais Anselmo Ralph e Joey Montana. Ouça aqui nas plataformas de áudio e assista aqui no YouTube.