A Som Livre marca presença no SXSW (South by Southwest), o principal festival de inovação global que agrega tecnologia, música e cultura em Austin, Texas, nos EUA, de 8 a 16 de março.
A Som Livre lidera a seleção musical da Casa São Paulo, um projeto do Governo de São Paulo visando posicionar o estado como líder em inovação e economia criativa na América Latina.
A Som Livre, que tem a música sertaneja como um de seus principais gêneros, vai realizar um painel dedicado a esse estilo e promover apresentações de seus artistas de 9 a 12 de março, sendo a única gravadora presente no evento.
A Casa São Paulo planeja encerrar cada dia de evento com apresentações de artistas vinculados à Som Livre, que têm laços com o estado e temas relevantes como sustentabilidade, inovação, cultura de favela, tendências e economia criativa.
No dia 9, o palco da Som Livre recebeu Hodari, um artista com laços em São Paulo, conhecido por suas composições para grandes nomes e indicado ao Grammy Latino 2023.
Vulgo FK, com forte conexão com a periferia paulistana, se apresenta no dia 10 após um ano de sucesso no Spotify e milhões de reproduções em poucos dias.
No dia 11, é a vez de Jota.pê, promessa da nova MPB de Osasco, se apresentar, trazendo sua indicação ao Grammy Latino para o evento.
O dia 12 de março se dedica ao sertanejo com o painel “Sertanejo: The Power of Brazilian and International Country Music”, com a participação de Cris Leuzinger da Som Livre, da cantora Luiza Martins, ícone LGBTQIAPN+ na música sertaneja, além de Gui Marconi da Coala Music e Damon Whiteside da Academy of Country Music. Luiza Martins, também de São Paulo, realizará um show após o painel, em um espaço que pode acolher 5 mil pessoas, atuando como um hub para visitantes internacionais.
Casa São Paulo
A Casa SP, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, ocupa uma localização estratégica no SXSW, em frente ao principal hangar, com 1 mil m² e capacidade para 5 mil pessoas.
O evento é uma colaboração entre a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e a InvestSP, com apoio da Gerando Falcões, visando atrair mais de 300 mil participantes.