A Sorocaba Refrescos, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil que atende a 60 municípios do interior paulista, realizou pelo nono ano consecutivo, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.
O evento, que aconteceu no sábado 920/09) das 08h30 às 12h, teve a proposta de chamar a atenção da população sobre o destino do lixo e sobre a preservação do meio ambiente.
A iniciativa foi criada pela ONG americana The Ocean Conservancy e é promovida anualmente pela Coca-Cola.
“O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo.Todos os anos, no mês de setembro, a Sorocaba Refrescos promove essa atividade em diversas cidades da região”, explica a Técnica de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Sorocaba Refrescos, Ana Estela Torelli, que coordena o evento.
“Este ano, escolhemos o Jardim Tatiana na cidade de Sorocaba, por se tratar do bairro onde nossa fábrica está instalada, e por entendemos que a conscientização deve começar perto de nós”, complementa Ana.
“É o segundo ano que realizamos a ação no bairro e sempre temos a colaboração dos moradores da região. Este ano esperamos contar novamente com esse apoio”, finaliza a técnica.
Os voluntários se reuniram na Portaria principal da própria empresa, onde foram distribuídos luvas e sacos de lixo para os participantes. A participação foi aberta também aos funcionários da empresa e ao público externo.
Além do mutirão de limpeza que será realizado no Jardim Tatiana, os voluntários também realizaram um trabalho porta a porta, conscientizando a comunidade sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos e coleta seletiva, por meio de um material distribuído pela empresa Recbras, parceira do evento.
Foto: Divulgação.
A nona edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias contou também com o apoio da Versani & Sandrini e da Berbel Segurança.
Os materiais recolhidos na ação,serão destinados à Recbras, que fará a medição do volume de resíduos.
“Essa medição é bastante significativa, porém o mais importante é o trabalho de conscientização que será feito para que a população não jogue lixo na rua, causando a poluição dos córregos e rios”, conclui Ana Estela.