A 2ª Oktoberfest em São Paulo começou oficialmente na capital na noite desta sexta-feira (28). A festa vai até o dia 14 de outubro e ocupa 23 mil m² no Parque do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, com atrações para toda a família.
A abertura do barril de chope, que marca a cerimônia de inauguração, não aconteceu. Um problema técnico de última hora impediu o ato de praxe.
Um brinde, então, foi feito entre Walter Cavalheiro Filho, fundador e presidente da São Paulo Oktoberfest, Philipp Schirmer, embaixador da São Paulo Oktoberfest, Philipp Schirmer, Georg Witschel, embaixador da Alemanha no Brasil e de Orlando Lindório de Faria, secretário municipal de turismo.
Walter citou a criação de 1,5 mil empregos diretos e indiretos que a festa alcançou e um investimento de R$12 milhões. "A São Paulo Oktoberfest está entre os 17 eventos do calendário da cidade, o que demonstra a força econômica e da cultura alemã em um evento para a família", disse.
Witschel discursou sobre a importância de diversão em período em que os assuntos foram em torno de política e eleições e falou sobre a importância de beber com moderação.
"A cerveja faz bem para a cabeça e para a barriga. Schönes Oktoberfest und viel Spass (uma boa Oktoberfest e divirtam-se!)", disse na língua materna após discursar em português.
Festa tem mega estrutura
A 2ª Oktoberfest em São Paulo tem uma estrutura de 23 mil m² e promete atrações variadas para todas as idades.
A tenda Sunset Bier, inspirada na festa de Munique, terá capacidade para mais de 2,5 mil pessoas e será palco de mais de 50 apresentações de bandas típicas e também para o after-party, com atrações musicais que se estenderão até às 5h da manhã para os mais animados.
Serão 100 apresentações de bandas típicas alemãs, praticamente o dobro de 2017. Entre as bandas confirmadas que vão agitar a festa com músicas típicas alemãs estão a Banda Cavalinho, Banda do Barril, Bavária Band, Banda do Fritz e a Mr. Beat (ex-Big Up), banda "residente" do evento.