Spotify Wrapped 2024

Spotify e Taylor Swift, artista mais ouvida do ano, criam experiências para fãs

Após revelar o "Spotify Wrapped 2024", a marca lançou uma campanha de OOH que passará por São Paulo, além de ações digitais interativas com direito até a realidade aumentada

Imagem mostra capa do álbum The Tortured Poets Department, de Taylor Swift, sobre um fundo colorido do Spotify Wrapped
Foto: Divulgação Spotify Wrapped 2024

Nesta quarta-feira (4), o Spotify anunciou que Taylor Swift foi a artista mais ouvida na plataforma pelo segundo ano consecutivo. Junto aos rankings do “Spotify Wrapped 2024”, a marca de streaming lançou uma série de ações comemorativas em parceria com a cantora. Por exemplo, easter eggs ao dar play nas músicas e ações de mídia exterior (OOH) em escala global.

Além disso, pela primeira vez, o Spotify irá adicionar um selo especial do Wrapped ao perfil Artista Global Mais Ouvida. Dessa forma, estabelece um reconhecimento que será aplicado ao principal destaque da plataforma anualmente.

Confira as ativações do Spotify com Taylor Swift

Easter Eggs para Swifties

Como parte das comemorações, o Spotify introduziu um easter egg interativo para os fãs de Taylor. Ao escutar músicas da artista no aplicativo, animações personalizadas aparecem no botão de reprodução, simbolizando as eras icônicas de sua discografia. Por exemplo, brilhos para Fearless (Taylor’s Version) e gaivotas para 1989 (Taylor’s Version) criam uma experiência imersiva e nostálgica.

Realidade aumentada com Snapchat

Ademais, em parceria com o Snapchat, o Spotify lançou uma lente de realidade aumentada que permite aos fãs encontrar braceletes digitais temáticos do Wrapped 2024, incluindo um charm especial com o selo de Artista Global Mais Ouvida.

Instalações OOH pelo mundo

A campanha também ganhará as ruas com instalações impactantes em cidades como Nova York, Toronto, São Paulo, Manila, Cidade do México, Londres, Berlim, Los Angeles, Nashville e Miami. No entanto, ainda não foi revelado em que local de São Paulo será posicionado o Out Of Home.

São Paulo já recebeu experiência de Taylor Swift

Em abril deste ano, a pequena loja Eric Discos amanheceu com uma mensagem secreta de Taylor Swift, também em parceria com Spotify. Espalhados por várias cidades globais, cada pôster continha uma letra — a de São Paulo era a H. As pistas tinham por fim revelar qual seria o primeiro single do último álbum da cantora, The Tortured Poets Department (TTPD). Como resultado, as letras formaram “Fortnight”, nome da canção de Taylor Swift com Post Malone.

Outra ação de lançamento do TTPD foi a abertura de uma biblioteca pop-up em Los Angeles. Com o fim de gerar expectativa para o lançamento do álbum, a instalação ficou aberta ao público dos dias 16 a 18 de abril. A ativação contou com excertos de poesia selecionados, livros e surpresas visuais, e, surpreendentemente, estava diferente cada vez que as portas se abriam.

Global: artistas mais ouvidos no Spotify em 2024

Confira outros artistas que emplacaram o Spotify Wrapped 2024:

  • Taylor Swift
  • The Weeknd
  • Bad Bunny
  • Drake
  • Billie Eilish
  • Travis Scott
  • Peso Pluma
  • Kanye West
  • Ariana Grande
  • Feid

Global: músicas mais ouvidas no Spotify em 2024

Por fim, confira as músicas que emplacaram os charts globais no Spotify:

  • “Espresso” – Sabrina Carpenter
  • “Beautiful Things” – Benson Boone
  • “Birds of a Feather” – Billie Eilish
  • “Gata Only” – FloyyMenor, Cris MJ
  • “Lose Control” – Teddy Swims
  • “End of Beginning” – Djo
  • “Too Sweet” – Hozier
  • “One of the Girls” – The Weeknd com Jennie, Lily Rose Depp
  • “Cruel Summer” – Taylor Swift
  • “Die With a Smile” – Bruno Mars, Lady Gaga

Confira todos os rankings do Spotify Wrapped aqui.