Em comemoração ao Dia da Terra a Starbucks Brasil anunciou o lançamento de uma nova iniciativa de reciclagem de copos por meio do projeto de economia circular “Ciclobom” – desenvolvido pela BO Packaging com o apoio da produtora de papel cartão Ibema e da startup de logística reversa inteligente Green Mining – para dar uma nova vida aos copos de uso único, transformando-os em luvas de copos para bebidas quentes.
Como parte da meta global da Starbucks de reduzir em 50% os resíduos de lojas e fábricas enviados para aterros até 2030, a empresa continua empenhada em desenvolver iniciativas inovadoras de sustentabilidade, impulsionadas por uma mudança mais ampla em direção a uma economia circular.
“A Starbucks no Brasil está constantemente desenvolvendo novas iniciativas para ser localmente sustentável e conscientizar sobre os problemas do planeta. A reciclagem de copos está conectada aos nossos objetivos de causar um impacto positivo nas regiões que recebem nossas lojas e incentivar a economia circular de copos de papel em nosso mercado”, disse Sandra Collier, diretora de marketing, fidelidade e responsabilidade social da SouthRock, operadora licenciada da Starbucks no Brasil.
Lançado pela primeira vez em 2021 como um programa piloto em três lojas Starbucks em São Paulo, o Projeto Ciclobom recicla os icônicos copos de papel branco da marca e dá a eles uma nova vida, transformando-os em luvas para copos. Após apenas onze meses, o projeto já coletou e reciclou mais de 80 mil copos. Agora, o Ciclobom está disponível em 9 lojas em São Paulo, com a intenção de expandir para 60 lojas em todo o Brasil até o final do ano.
De copos de papel de uso único a luvas para copos
Os clientes da Starbucks Brasil podem apoiar o Projeto Ciclobom descartando seus copos de papel de uso único em caixas de coleta designadas a esse fim, instaladas em lojas selecionadas. Em seguida, a Green Mining coleta os copos e os envia para serem processados pela Ibema por meio de um sistema que utiliza baixos recursos hídricos para separar a camada de plástico do papel. O plástico é enviado para reciclagem enquanto as fibras de papel são transformadas em 30% de papelão reciclado pós-consumo para se tornar, no futuro, uma nova luva para copos Starbucks, usado para bebidas quentes.
Sustentabilidade na Starbucks
Os esforços para reduzir o desperdício de copos de uso único não são novidade para a Starbucks. E agora, criar mais opções para as pessoas desfrutarem de suas bebidas – de modo geral, promovendo o reuso – é uma parte fundamental do compromisso global contínuo da Starbucks de reduzir os resíduos de lojas e fábricas enviados para aterros em 50% até 2030, com base na linha do tempo Starbucks Global Greener Cup, que traz os marcos recentes da empresa.
O objetivo da marca até 2025 é criar um movimento cultural em direção à redução de resíduos, fornecendo acesso fácil a copos reutilizáveis, tornando-os mais convenientes para que clientes aproveitarem sua Experiência Starbucks com seus copos e utensílios pessoais. No mundo inteiro, vários programas e modelos operacionais estão sendo testados com esse objetivo em mente, como o Empreste um Copo, em que clientes pedem sua bebida em um copo retornável oferecido pela Starbucks; Modelos Operacionais 100% Reutilizáveis, que consideram a eliminação total dos copos de uso único, em favor dos reutilizáveis, copos pessoais ou louça para consumo local; e Copos Pessoais e Caneca para Consumo Local (For-Here-Ware), para incentivar os clientes a trazerem seus próprios copos e enfatizar a caneca para consumo local fornecida pela Starbucks como a experiência padrão de consumo em loja.
No Brasil, para clientes que desejam ficar, se sentar e aproveitar a experiência física do café nas lojas Starbucks, partners já podem oferecer a opção de servir bebidas em caneca oferecida pela Starbucks como uma experiência de consumo local com maior conscientização do planeta. Além disso, durante o Dia da Terra (22 de abril), clientes que comprarem o modelo selecionado de copo reutilizável em qualquer loja Starbucks do país ganharão um café filtrado de graça.
A Starbucks e a SouthRock, operadora licenciada da marca no Brasil, continuam avaliando outras iniciativas que ajudarão a alcançar as metas globais de sustentabilidade da empresa.