Às vésperas do Dia dos Veteranos, feriado celebrado nos Estados Unidos em 11/11, a Starbucks anuncia o plano de contratar cerca de dez mil veteranos e cônjuges de militares ativos nos últimos cinco anos.
O plano prevê que parte das vendas de cinco cafeterias dos Estados Unidos próximas a bases militares seja revertida para organizações sem fins lucrativos especializadas em reinserir veteranos de guerra no mercado de trabalho. Serão doados dez centavos a cada venda, começando por duas instituições, de San Antonio, no Texas, e Lakewood, em Washington.
“Esse contingente representa um dos polos de talentos mais subutilizados do nosso País”, disse o ex secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, atual diretor da Starbucks, em entrevista para a Reuters. O objetivo da marca não é só formar baristas, mas indivíduos capazes de lidar com a complexidade da operação.
A expansão global da empresa facilita a contratação de pessoas com experiências internacionais. “Eles trazem entendimento sobre a cultura e estão ainda acostumados a trabalhar com uma diversidade de parceiros”, acrescenta Gates. Atualmente, a Starbucks emprega cerca de 134 mil pessoas nos Estados Unidos, incluindo veteranos e suas esposas.