Já imaginou passear por um parque onde a iluminação é feita pelas próprias pedras do caminho?
Durante o dia, a superfície absorve luz solar. Durante a noite, essa luz serve para iluminar ambientes externos. É assim que funciona o Starpath, produto desenvolvido pela empresa Pro-Teq, localizada no Reino Unido.
O Starpath é um produto versátil que além de oferecer uma economia no uso de energia elétrica, funciona como um antiderrapante, prevenindo acidentes e auxiliando os transeuntes em percursos noturnos.
Ele é aplicado como uma tinta e absorve a radiação solar durante o dia e a utiliza para gerar iluminação durante a noite, na mesma proporção de quantidade de luz captada.
Além das vantagens energéticas, o produto oferece instalação simples e em qualquer superfície, e gera pouquíssimos resíduos. O primeiro experimento do Starpath aconteceu no Parque Pieces de Cristo, em Cambridge e vem obtendo um resultado muito satisfatório.
No parque, 140 metros de pista foram cobertos com o material em menos de quatro horas e representam uma economia considerável na conta de energia. Segundo o fundador da Pro-Teq, Hamish Scott, o Starpath pode oferecer grandes vantagens na redução de gastos e impacto ambiental de forma muito viável.