De acordo com um estudo realizado pelo Grupo Talense em 2019, as mulheres ganham em média 20,5% menos que os homens, ainda que elas representem 40% população economicamente ativa no País, como aponta um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também de 2019.
Apesar das projeções indicarem crescimento da participação feminina no mercado de trabalho, a previsão é de que em 2030 mais de um terço (35,5%) das mulheres adultas ainda estejam fora do mercado, de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Como um incentivo à equidade e a sororidade no mercado de trabalho, Stella Artois – marca liderada majoritariamente por mulheres – criou o movimento #elameinspira, incentivando mulheres e homens a homenagearem lideranças femininas de todos os tipos por seus exemplos e representatividade.
“Stella foi a primeira cervejaria a ter uma CEO mulher, Isabella Artois, em 1726. Naquela época era atípico uma figura feminina liderar um negócio.”, conta Bruna Buás, diretora de Marketing de Stella Artois.
“Veio daí a ideia de demonstrar nossa admiração por mulheres que nos inspiram todos os dias e contribuem para que tenhamos uma posição cada vez mais igualitária no mercado de trabalho. Ainda há muito a se conquistar e juntas podemos chegar onde quisermos.”, complementa.
Além de ganhar força dentro da companhia, a campanha é lançada com o intuito de alcançar outras empresas – inclusive concorrentes – além do público em geral.
Para participar, Stella convida os internautas a compartilharem até 09 de março, segunda-feira, seus depoimentos sobre mulheres inspiradoras do mercado de trabalho por meio de posts com a hashtag #elameinspira.
A cada menção da hashtag no Twitter, Stella Artois vai doar R$ 1,00 para projetos que defendem causas femininas, entre eles Plano Feminino, Movimento Black Money, Think Olga e Afesu (Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários) – a meta é chegar a 100 mil menções.
Vale destacar: para que as menções das hashtags sejam registradas, é importante que os perfis dos usuários sejam públicos.
“Esta é uma corrente que precisa do apoio de todos, dado que esta mudança que estamos buscando passa por toda a sociedade. É importante que os homens reconheçam, se inspirem e, mais do que isso, sejam participantes ativos da construção de um mercado de trabalho mais justo. É por isso que essa iniciativa começa em Stella, mas mobiliza toda a nossa companhia.”, complementa a diretora de marketing, que também é responsável por outras marcas de cerveja na Ambev, onde 31% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres – e os esforços da companhia estão direcionados para aumentar cada vez mais essa representatividade.
No ar pelo Twitter e pelo Instagram de Stella Artois, a campanha criada pela CP+B Brasil também busca impactar outras lideranças femininas do mercado, inclusive de empresas concorrentes.