Um estúdio de design da África do Sul, o Studio Shelf, achou que seria inspirador trocar, ao menos uma vez por mês, o conforto de seu escritório, localizado na Cidade do Cabo, por algum local público, como cafeterias, onde pudesse montar seu espaço de trabalho ao ar livre.
Assim, a equipe escolhe algumas peças de mobília coloridas, coloca os notebooks embaixo do braço, e segue em busca de um bom lugar. O mais interessante é que uma vez escolhido, o espaço de trabalho, é demarcado com fitas adesivas.
Segundo o Studio Shelf, “Os designers têm a capacidade de resolver problemas, mas muito raramente se envolvem com o espaço público e as comunidades”.
Com esse propósito em mente, durante as ocasiões em que está fora, o time avalia portfólios de talentos locais, conversa sobre design e criatividade com quem se demonstra interessado, inclusive com quem estiver passando por ali na hora, e até recebe pedidos de desenvolvimento de logos.
“Adoramos a ideia de não saber como as pessoas, os espaços e as lojas irão reagir à nossa presença. Isso nos obriga a estar conscientes de nosso papel como designers e é um forte lembrete de que aquilo que criamos tem um efeito real no mundo”, complementa.