Era uma vez um supermercado que virou tatame. Esta história começa em uma garagem de um abrigo na Freguesia do Ó, São Paulo. Seus protagonistas são um ex-atleta, Diogo Castilho, e sua então namorada, Diuly Stival, e um grupo de jovens moradoras do abrigo. Não é ficção, é a realidade que ganha um novo capítulo este mês: o Instituto Roldão, que vem atendendo a cerca de 150 crianças e adolescentes moradores da região – incluindo alguns de abrigo – agora faz parte da rede de polos do Instituto Reação e, com isso, ampliará sua capacidade de atendimento, além de oferecer novos serviços. Nesse novo formato o local se chamará Instituto Reação – Polo Roldão. O Instituto também conta com a parceria de Sucrilhos pelo segundo ano consecutivo que, ao longo do ano, apoiou o projeto com doação de alimentos, capacitação profissional e investimentos diretos, permitindo melhorias estruturais para o novo espaço.
Para a abertura do complexo, Sucrilhos preparou uma ação especial com a artista Crica Monteiro. A partir da visão dos jovens atendidos pelo Instituto sobre os valores da modalidade, a grafiteira desenvolveu quatro ilustrações distintas. Após votação aberta no perfil da marca no Instagram, a ilustração mais votada será replicada em uma das paredes do espaço e revelada no dia do evento ao público participante. Na ocasião, os influenciadores @papicoisalinda e @valterrege serão responsáveis pela cobertura ao vivo do evento no perfil de Sucrilhos.
“O Tigre TonyTM compartilha dos mesmos valores do judô, como coragem, humildade, respeito e garra, trazendo ainda mais sinergia e consistência a esta parceria que, neste ano, comemora seu segundo aniversário”, afirma Cristina Monteiro, Diretora de Marketing da Kellanova, empresa detentora da marca. “Sucrilhos® entende o papel vital da prática esportiva na construção de um futuro mais inclusivo e estamos concentrados na multiplicação de esforços para alcançá-lo. O Reação compartilha dessa visão e tem sido um parceiro essencial para a concretização dessa missão, por meio de seu trabalho inspirador”, completa.
Na campanha que celebra o segundo ano da aliança, intitulada “Um legado para além dos tatames “, Sucrilhos convidou jovens atletas atendidos pelo Instituto Reação protagonizar as peças de comunicação e conteúdo para as mídias sociais da marca. A gravação das cenas no tatame, com destaque para os judocas Giovanna Venceslau (faixa marrom) e Luiz Henrique dos Santos (faixa amarela), foram filmadas no polo de São Paulo.
“O Diogo é apaixonado pelo trabalho que realiza com esses jovens. E conhece profundamente a região. É com pessoas como ele que queremos crescer a rede do Reação. Nós trazemos nossa expertise, buscamos o patrocínio, profissionalizamos a gestão e apoiamos os fundadores para que o polo possa alcançar todo o seu potencial”, explica Flavio Canto, judoca e fundador do Instituto Reação.
Com a nova gestão, o Instituto Roldão passa a se chamar Instituto Reação – Polo Roldão, o que promove algumas mudanças. De 150 passa a ter capacidade de atender 330 alunos. Parte dos profissionais que trabalhavam como voluntários foram contratados, como, por exemplo, Lucas Uessugui e João Victor Marcondes, que eram alunos e hoje dão aula para os meninos e meninas que treinam ali. Também chegam ao time novos profissionais, como uma assistente social e uma psicóloga. O binômio treino nos tatames e estudo de conteúdos escolares nas salas de aula passa a ser oferecido para todos os participantes. E o mais importante: o Reação está implementando as ferramentas de tecnologia social que desenvolveu ao longo desses 20 anos de atuação.