Experiência de Marca

Suíça inaugura espaço para promoção de imagem

Para muitos brasileiros a Suíça é o lugar aonde os políticos corruptos escondem o dinheiro sujo.

A “Presença Suíça”, órgão de promoção do país no Exterior, quer mudar essa imagem por meio da House of Switzerland, que acaba de ser inaugurada pouco antes do começo dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

A House of Switzerland, também chamada de #Swissando, não é uma casa, mas sim um pequeno vilarejo às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. É lá que irão ocorrer as competições olímpicas de remo.

No dia da sua abertura, em 1° de agosto, era possível escutar português, inglês e até o dialeto suíço-alemão. Milhares de curiosos estiveram no local para matar a curiosidade e conhecer um pouco da Suíça.

Para o embaixador Nicolas Bideau, diretor da Presença Suíça, a inauguração foi um sucesso. Porém é só o começo. “Em sete semanas espero 450 mil visitantes na House of Switzerland.”

Realidade Virtual e Pista de Gelo

O investimento no projeto foi grande, assim como a oferta de atrações. Com óculos de realidade virtual os visitantes podem fazer uma viagem com o trem à cremalheira e subir até o Jungfraujoch, também denominado o “Topo da Europa”. Também é possível tirar uma foto em uma pista de corrida. Além disso, um dos estandes mostra como é possível plantar legumes em espaços urbanos.

A grande atração da House of Switzerland é, seguramente, a pista de gelo. Ela não é feita de água, mas sim de placas de plástico que permitem o deslizar dos patins.

O país faz um grande esforço de promoção, pois existe uma necessidade. “Antes da Copa do Mundo fizemos uma pesquisa de opinião para saber como as pessoas viam a Suíça. Assim descobrimos que quase ninguém a conhece.”

Relação com Dinheiro Sujo

Com 200 milhões de habitantes, o Brasil é um mercado interessante. Porém várias camadas da população não têm acesso à imprensa. Isso explicaria o desconhecimento em relação à Suíça.

Porém,brasileiros mais informados associam muitas vezes a Suíça às questões ligadas à corrupção. Afinal, muitos políticos têm ou já tiveram contas não declaradas em Bancos suíços.

Ricardo Resende, um dos visitantes que estava na inauguração da House of Switzerland, não pensou muito. “A Suíça é conhecida pelos seus Bancos, onde muitos têm seu dinheiro, inclusive corruptos da política brasileira.”

Assim é compreensível que a Suíça tente melhorar sua imagem. Ao invés de tratar de temas como dinheiro sujo ou corrupção, ela apresenta outras facetas do país, dentre elas sua tecnologia e pesquisa.