Experiência de Marca

Super Bowl: marcas entram no ritmo do jogo

Todos os anos marcas investem milhões para conseguir que seus comerciais apareçam nos intervalos do campeonato, e, em 2015 não foi diferente, e, o live marketing mostrou a sua força.

A final do campeonato de futebol americano, o Super Bowl, que aconteceu no dia 1º de fevereiro, é o maior evento de mídia dos Estados Unidos.

Por reunir a maior audiência da TV norte-americana, as grandes marcas costumam disputar um lugar no intervalo do jogo, que carrega a fama cobrar o segundo valor mais caro da publicidade mundial.

Na transmissão da disputa entre o Seattle Seahawks e New England Patriots a audiência foi de aproximadamente 110 milhões de espectadores.

O duelo entre os melhores times das conferências Americana e Nacional da NFL correspondeu às expectativas desta vez. No Super Bowl XLIX, New England Patriots e Seattle Seahawks realizaram um confronto histórico, digno dos times que foram superiores à concorrência todas as etapas da temporada 2014 da Liga.

Foto: David J. Phillip/AP.
Tom Brady superou Joe Montana e se tornou o QB com mais touchdowns em Super Bowls.
Tom Brady superou Joe Montana e se tornou o QB com mais touchdowns em Super Bowls.

 

No final, prevaleceu a defesa da equipe do Estado de Massachusetts, que conseguiu uma interceptação a 20 segundos do fim do jogo na linha de uma jarda e selou a vitória por 28 a 24 no University of Phoenix Stadium.

super-bowl-2015_1Todo ano, as propagandas publicitárias lançadas no Super Bowl costumam ter grande repercussão, tanto pela criatividade dos comerciais, quanto pela fortuna desembolsada pelos anunciantes e os embaixadores escalados pelas marcas.

Nesse ano, elas investiram pesado para conseguir chamar a atenção nos poucos segundos que o comercial fica no ar. Muitos investiram em ações de marketing promocional antes do campeonato, e, durante a realização do jogo, o live marketing também esteve presente.

A Bud Light, por exemplo, entrou na onda das ações que promovem experiências inesquecíveis, e, transformou um de seus consumidores no personagem de videogame Pac-man. Toda a ação foi filmada e foi exibida no intervalo do evento esportivo.

Bud Light pacman2

A Doritos, exibiu os dois finalistas do seu concurso global “Crash the Super Bowl”, que utilizou ideias pensadas por consumidores para produzir os comerciais. O vídeo mais votado pelo público rendeu US$ 1 milhão ao criador e a chance de trabalhar por um ano para a Universal Pictures.

doritos

O estádio University of Phoenix Stadium, onde a partida foi disputada, também foi cenário para diversas ativações de marca. Confira nas imagens abaixo:

super-bowl-2015_01

super-bowl-2015_2

super-bowl-2015_3

super-bowl-2015_4

super-bowl-2015-5

super-bowl-2015-6

super-bowl-2015-7

super-bowl-2015-8

super-bowl-2015-9

super-bowl-2015-10