O Comitê de Governança e Sustentabilidade da Ampro está sugerindo para as agências de marketing promocional sugestões para posicionamento e atitudes das mesmas perante o mercado. Veja:
” Considerando a sociedade, a economia e a ecologia do macroambiente em que exercemos nossas atividades profissionais, tornou-se efetiva a necessidade de transformar em prática o que sempre se pontuou como uma reflexão sobre o efeito de nossas atitudes (aproveitamento dos recursos naturais, aquecimento global,poluição, consumo) na realidade das próximas gerações.
A questão da sustentabilidade, pauta urgente e de âmbito mundial, faz parte de decisões corporativas e já se transformou em atributo de branding para diversas marcas. Desta forma, a comunicação mercadológica, com seu potencial estratégico, deve se estruturar para atender as novas demandas por táticas, formatos, serviços e produtos que sirvam adequadamente a esta causa, provendo de conteúdo e de ferramentas as empresas parceiras, sejam clientes, fornecedores, agências, estudantes e colaboradores, de forma que todos possam, na interdependência com a qual todas as nossas ações convivem, multiplicar os canais de comunicação para transformar este processo sustentável em algo verdadeiramente efetivo.”
Sustentabilidade do Marketing Promocional na Visão da Ampro
A atuação da Ampro, enquanto entidade Nacional, com capilaridade Regional, por intermédio de seus Capítulos e Diretorias aborda o tema Sustentabilidade após a prática desenvolvida em seu capítulo do PR/SC , por meio do projeto PromoSustentável . Um conceito criado para estabelecer com o mercado e com os associados um diálogo, em 2007, na busca de atitudes responsáveis no mercado promocional determinando como competir com consciência,criatividade e atitude em mercados ágeis.
A experiência permite afirmar que a produção de conhecimento necessária para o setor deve estar pautada na interação entre agências, empresas, órgãos públicos e sociedade. Esta prática consolida a criação de um Comitê, como espaço ampliado na construção de conhecimento com a plena responsabilidade que a Entidade tem em trazer o tema para o centro dos negócios.
Estes procedimentos denominados de regras práticas podem favorecer as decisões e o reforço é de que pequenas ações têm amplitude num tema onde o estratégico é agir local e pensar global, consolidado nos termos Consciência, atitude e criatividade”
- Conheça a Política de Sustentabilidade de sua Empresa e saiba como sua organização trata o tema e contribua para este processo. Pense, estimule, defenda, fomente e aplique.
- Planeje suas atividades para que você alcance seus objetivos sem desperdícios financeiros e ambientais. Fixe parâmetros, metas e controles.
- Repense e reinvente a sua maneira de planejar e produzir uma ação promocional, visando não só os benefícios econômicos, mas também os impactos sociais e ambientais.
- Agregue valor social e ambiental ao seu projeto.
- Envolva seus parceiros, buscando o comprometimento de sua equipe, de outras áreas de sua empresa e de seus fornecedores para que todos trabalhem de forma sustentável.
- Integre a sustentabilidade em seu dia a dia, aplicando para si os conceitos que divulga.
- Busque a melhoria contínua. A busca por sustentabilidade exige uma revisão constante das atividades, de forma a adaptá-las a padrões cada vez mais altos de sustentabilidade.
- Respeito dentro da empresa, como norte da relação com os funcionários. Respeito aos públicos externos que com a empresa se relacionam.
- Resguarde os direitos e dissemine os deveres daqueles que atuam no setor.
- Comunique suas boas práticas na mesma proporção que consegue realizá-las.
- Adote uma identidade clara, dotada de valores, que orientam seus objetivos, crenças e atuação. Os valores lhe conferem um propósito que excede o negócio.
Regras nas Relações Externas
Seja honesto e transparente na prestação de informações. Dê informações claras, baseadas em fatos e intenções verdadeiras.
- Prestação de contas. Comunicação de dados usados na elaboração de planos para demonstrar a sua viabilidade e necessidade; comunicação dos resultados obtidos na execução de projetos.
- Utilize linguagem e discurso preocupados com os impactos gerados nas emoções e convicções do público-alvo. Empregue tom sincero, próximo, informal, humilde e inclusivo para comunicar informações atinentes a fatos verdadeiros e planos viáveis.
- Divulgue e estimule atividades que adotem os mais altos padrões éticos e de sustentabilidade social e ecológica.
- Dissemine os conceitos de governança e sustentabilidade;
- Paute suas ações por uma visão de longo prazo.
- Conheça e procure incorporar as necessidades de todos os grupos impactados (stakeholders) na sua ação promocional. Em toda ação outros grupos são afetados, além do cliente e consumidor. Pense a empresa como ente social cujas atividades geram conseqüências para si e para outros
Fontes: Idea Socioambiental (parcial) e Comitê de Governança e Sustentabilidade da Ampro.