Para o desfile do Carnaval 2013, o Clube de Alegorias e Críticas O Homem da Meia Noite escolheu o tema “Catadores, Sustentabilidade e Vida” e terá dois homenageados este ano: o alfaiate Mestre Brasil, falecido no ano passado e que por mais de 30 anos foi o responsável pelo traje do calunga, e o jornalista Francisco José. A informação é do site Olinda Hoje.
Outra novidade, é que a agremiação vai convidar, todos os anos, um estilista diferente para confeccionar a vestimenta do calunga.
Este ano, a customização do vestuário ficará sob a responsabilidade da artista plástica e figurinista Xuruca Pacheco, que vai utilizar materiais recicláveis na montagem da roupa, que já teve algumas de suas peças – como a gravata e os botões da casaca – apresentadas ao público.
O clube também vai realizar ações sociais com catadores de rua que trabalham no Sítio Histórico de Olinda para valorizar a profissão.
Um dermatologista vai orientar os catadores sobre cuidados com o corpo e a pele. Além da atenção dada ao bem-estar dos profissionais, a agremiação também quer sensibilizar para a importância deles para a preservação da natureza.
“Dois dias antes do “Sábado de Zé Pereira”, os participantes do Homem da Meia-Noite irão percorrer as ladeiras do Sítio Histórico para entregar à população material informativo para que todos se tornem responsáveis pela preservação do meio ambiente”, conclui o Olinda Hoje.
Por Jairo Pitolé Sant’Ana.