A 18ª edição do SXSW (South by Southwest) Music and Media Conference mostra que o evento está crescendo exponencialmente a cada ano que passa. Neste exato momento, um dos acontecimentos mais notáveis ??na área de cinema independente, da indústria da música e das novas tecnologias interativas está ocorrendo em Austin, Texas, no encontro iniciado no dia 11/03, e que perdura até o dia 20/03.
SXSW consiste de uma série de eventos que representam uma grande oportunidade para produtores de filmes independentes, músicos, blogueiros, desenvolvedores de jogos, gurus das mídias sociais, profissionais e curiosos. A descoberta de novas formas de exercer a sua atividade e a oportunidade de estabelecer diferentes conexões daquelas possíveis no dia-a-dia misturam-se numa consistente programação.
Painéis de discussões específicas sobre cada um dos setores, a mostra SXSW Trade Show: A Exposição das Indústrias Criativas, além de concertos, concursos e festas marcam os nove dias de atividade.
South by South West é patrocinado por marcas como Miller Lite, Chevy, Aol, IFC, Pepsi Max, Pepsi, Brisk. Os eventos de música são patrocinados pela Microsoft, Samsung, AT & T e Sonicbids.
A PepsiMax é o patrocinadora principal do SXSW, com presença nas áreas Interactive, dos festivais de cinema e conferências. A marca está envolvida em atividades como o fornecimento de uma linha de transmissão para shows, além de diversas ações em redes sociais, como um concurso no Foursquare.
A Pepsi lançou também um novo app para celular chamado Possibilities, através do qual usuários de iPhone e Android podem ter acesso às últimas atualizações sobre vagas na PepsiCo. Os eventos do SXSW 2011 também estão sendo apresentados em seu blog.
O Google também marca presença entre os patrocinadores, apesar do grande interesse do público ser o que a gigante da internet tem a dizer. Por isso, em uma das conferências, a empresa passou algumas informações sobre a nova versão da interface da plataforma Blogspot e apresentou os principais projetos planejados para 201.
O evento oferece uma excelente oportunidade para as novas empresas que trabalham na área de entretenimento interativo apresentarem o seu negócio, conhecerem potenciais parceiros e clientes. As oportunidades para a exposição das empresas são inúmeras, assim como a lista de participantes na feira é enorme.
É possível, ainda, organizar reuniões no espaço SXSaloon. Aqueles que procuram novas oportunidades de carreira são bem-vindos ao hub de recrutamento SXSW, o destino para os profissionais da indústria do entretenimento interativo, à procura de um emprego.
No quesito música do SXSW 2011, durante o dia todos os participantes do evento podem assistir aos painéis de discussão e, à noite, podem desfrutar de uma gama impressionante de concertos, espectáculos e performances que são transmitidos também online. Já no campo do cinema, a convergência é a palavra de ordem, e os participantes podem mergulhar na arte e no negócio de fazer filmes independentes por meio de uma variedade de painéis que relacionam a teoria e a prática.
Documentários, comédias, narrativas e outros gêneros da indústria são representados e discutidos. Entre os principais filmes deste ano estão Life in a Day, de Kevin Macdonald, que foi produzido a partir de material de crowdsourcing e promovido com o apoio do Google.
Segundo a revista Contagious, o impacto da tragédia no Japão tem transparecido na programação do evento. Cameron Sinclair, fundador da Architecture for Humanity, dedicou seu painel para os aspectos da tecnologia que podem colaborar para a superação das consequências do terremoto, assim como de futuros tsunamis e catástrofes em todo o mundo. “Não vamos só falar, vamos mostrar”. Um trabalho de arrecadação de financiamento para as vítimas da catástrofe também está sendo realizado.
Todas as informações, programações e notícias sobre o SXSW estão no site.