O dia 8 de março, dia internacional da mulher, foi celebrado por figuras como Tainá Muller, Karen Jonz, Ryane Leão e Camila Lopes em uma campanha chamada YES, SHE DRIVES, onde elas movimentaram suas redes sociais afim de debater a violência de gênero enfrentada por milhares de mulheres todos os dias no trânsito de cidades brasileiras. A ação foi promovida pela startup Darwin Seguros, que utiliza tecnologia, dados e inteligência artificial para oferecer um seguro auto simples e personalizado.
“Como marca, mais do que vender o produto, desejamos ser parte da solução dos problemas sociais”, explica Marcelo Balas, Head de Marketing da Darwin Seguros.
“Das 26 milhões de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) emitidas no estado de São Paulo, apenas 37% são de mulheres e quando olhamos para os depoimentos colhidos para a ação, fica claro o porquê. A Yes, She Drives surgiu para trazer reflexão, indignação e atitude frente a esse problema enfrentado diariamente por milhões de mulheres”, completa.
A marca realizou o convite às quatro influenciadoras digitais para contar as vivências que enfrentaram no trânsito e incentivar mais mulheres a usarem suas vozes.
“Estava andando devagar em uma rua cuja velocidade máxima permitida era 40 km/h. O motorista, que estava atrás, parou o carro, bateu no meu vidro de uma forma bruta e falou ‘tinha que ser mulher’“, conta Tainá Muller.
Karen Jonz relata que já ouviu frases como ”Mulher no volante, perigo constante” e “Tinha que ser mulher mesmo.”
“Eu sou um exemplo de mulher que tem medo dessa vivência no trânsito. Tenho 34 anos, só tirei minha habilitação no ano passado, e ainda não tive coragem de encarar as ruas atrás do volante. Presenciei muitas situações de violência com a minha mãe – pessoas gritando, xingando simplesmente por ser mulher”, comenta Ryane Leão, escritora e influenciadora. “O YES, SHE DRIVES, é um movimento de autonomia. O trânsito é a nossa forma de mobilidade, portanto não podemos ser intimidadas pelo machismo. Este é um convite para que tenhamos mais mulheres nas ruas“, finaliza.
A campanha
A campanha teve início no dia 27 de fevereiro, com o propósito de empreender no universo da arte de forma grandiosa. Estreou por meio de uma intervenção urbana, próxima ao Beco do Batman, tradicional ponto turístico de arte e grafite de São Paulo, onde a fachada de um muro foi estampada com tweets sobre mulheres que passaram pelas mais diversas situações de desrespeito no trânsito. Na sequência, a artista paulista Amina, que converge em sua arte feminilidade e críticas ao patriarcado, assinou o grafite com a frase que dá título a ação: “YES, SHE DRIVES”, nas cores da Darwin Seguros.
A intervenção ficará disponível por três meses, e em depoimento a artista afirma que a escolha de participar não foi por acaso: “Cresci lidando com o desafio de ser mulher em uma sociedade patriarcal. Considero essa vivência uma de minhas maiores motivações para expressar pensamentos por meio da arte”. “Mais do que isso, uma mulher ocupando espaço no graffiti de rua, representa um ato revolucionário”, finaliza.
A campanha ainda inclui um vídeo que traz imagens captadas durante a produção do mural e cenas de violência registradas no trânsito. A peça está disponível nas redes sociais TikTok, Youtube, Facebook e Instagram da Darwin, desde o dia 8 de março.
Desafio diário
“O preconceito enfrentado pelas mulheres é parte do machismo estrutural, ainda muito presente em nossa sociedade. Diversas pesquisas mostram que mulheres são mais cuidadosas ao realizar determinadas atividades cotidianas ou até mesmo na tomada de decisões em cargos de liderança“, afirma Marcelo. “No trânsito não é diferente. Grande parte de nossa base ativa de clientes são mulheres e, ao analisarmos os dados, elas apresentam uma melhor performance ao volante, principalmente, no que diz respeito à velocidade e cumprimento das leis de trânsito“, declara.
A Darwin Seguros chega ao mercado trazendo empatia para aproximar as pessoas, e dar a elas autonomia para fazer suas escolhas. A insurtech conduz suas atividades com um propósito baseado em três pilares: Gênero, Empatia no Trânsito e Meio Ambiente, propondo um desafio ao que já se pratica no setor.
O Yes, She Drives marca a primeira ação inspirada neste novo formato de pensar a relação do consumidor com o trânsito e o seguro auto. Procurando diferenciar-se do padrão exercido pelo mercado, a Darwin Seguros não considera gênero e idade para precificar o seguro que é oferecido ao usuário.
“O que nos interessa é a forma como nosso cliente dirige. Na prática, se o segurado é bom motorista e/ou dirige pouco, ele vai pagar menos“, conclui Marcelo.